URUGUAI: UMA TERRA DE VINHOS

18 fevereiro, 2021

URUGUAI: UMA TERRA DE VINHOS

Créditos: Flickr

Conheça as melhores regiões vinícolas para se visitar no Uruguai

O Uruguai tem uma longa história e tradição vitivinícola, trazida pelas famílias europeias que praticavam a arte da viticultura e viam boas perspectivas para produção no país. Nos últimos anos, os vinhos uruguaios têm melhorado notavelmente e expandido sua distribuição em todo o mundo. Muitos novos desenvolvimentos formaram regiões vinícolas distintas, ideais para visitar e provar seus sabores, que você conhece a seguir.

COLÔNIA: Colônia sempre foi um polo de turismo; cruzando o rio de Buenos Aires (os argentinos só precisam pegar uma balsa de 45 minutos), Colônia tem um dos lugares culturais e históricos mais importantes do Uruguai, Colonia del Sacramento, além de belas praias fluviais, campos de golfe, além da típica paisagem da pampa uruguaia. Esta é uma região com vinhas tradicionalmente históricas, embora nos últimos anos tenha havido novos desenvolvimentos de vinhas menores. O solo do interior é rico e fértil, o que o torna ideal para os tintos, enquanto o solo próximo às margens do rio é mais adequado para os brancos.

CANELONES: Canelones tem solos ricos e pesados ​​e é uma parte do país bastante úmida. As paisagens do interior são principalmente de campo com muito verde, enquanto as próximas ao litoral apresentam as melhores praias que estão mais próximas da capital. Canelones fica nos arredores de Montevidéu, o que a torna uma região ideal para se visitar se você não deseja viajar para muito longe da capital. Esta é a maior região de vinhos uruguaios, hospedando mais de 60% de toda a produção de vinho nacional. Naturalmente, existem muitas variedades de uvas plantadas, mas a região é conhecida por ser a casa do Tannat, o vinho tinto característico do Uruguai.

RIVERA: A região de Rivera, ao nordeste do Uruguai, possui a segunda maior cidade do país. O departamento faz fronteira com o Brasil e sua região vinícola da Campanha. Consequentemente, Rivera compartilha muitas características de solo e clima com sua contraparte brasileira. As temperaturas muito mais altas em Rivera (longe da costa) permitem que as variedades de uva de amadurecimento posterior, como a Cabernet Souvignon, amadureçam bem. É interessante visitar esta região devido às diferenças de clima, geografia e solo, ao contrário de Maldonado e Canelones, que compartilham climas semelhantes, mas métodos diferentes.

SAN JOSÉ: San José é uma pequena região entre Colônia e Montevidéu. Suas colinas onduladas e suaves e seu clima e solo são muito semelhantes aos de Canelones, com a influência adicional do estuário de água presente no subsolo. Esta área é conhecida por seu Sauvignon Blanc e o clássico Tannat uruguaio.

MONTEVIDÉU: Surpreendentemente, a capital do Uruguai também abriga um pequeno aglomerado de vinhedos. Alguns dos vinhedos antigos que existiam em Montevidéu mudaram-se com a expansão da urbanização da cidade, mas outros permaneceram na periferia, na fronteira com Canelones.

Se você gostou deste texto, irá gostar mais ainda da seleção exclusiva de uruguaios que preparamos em nossa sessão especial daquele país, para você. Para conhecer os rótulos selecionados, clique aqui e se gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo