Viajando para Sonoma pela porta dos fundos

15 Setembro, 2019

Viajando para Sonoma pela porta dos fundos

Viajando para Sonoma pela porta dos fundos – PARTE 1:

Com pouco mais de 11 mil habitantes, Sonoma é uma cidade localizada no estado americano da Califórnia, no condado de Sonoma, que foi incorporada em 3 de setembro de 1883. O vale do Rio Sonoma, é cortado por duas cadeias de montanhas: as deslumbrantes Montanhas Mayacamas a leste, e as Montanhas Sonoma a oeste, que protegem as vinhas da influência úmida e fria das proximidades do Oceano Pacífico. Assim, seu clima é bastante distinto dos seus vizinhos na Califórnia.

Seu solo, é incrivelmente variado. Nas áreas mais planas tende a ser bastante fértil, argiloso e com melhor retenção de água, enquanto os solos em altitudes mais elevadas são rochosos e bem drenados. As primeiras uvas plantadas em Sonoma Valley remontam ao ano de 1824. E a primeira vinícola foi estabelecida em 1857. Os primeiros colonos da Califórnia já identificaram em Sonoma Valley um alto potencial para a produção de bons vinhos. Algumas vinícolas da região remontam à época da corrida do ouro, no século 19.

Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre os vinhos deste local encantador. Nesta série, veremos algumas vinícolas não tão famosas deste lugar, mas que produzem rótulos muito especiais e apreciados no mundo inteiro.

 

Nalle Winery:

Vinícola Nalle Estate: A apenas 3 km de Healdsburg, no histórico Vale Dry Creek do condado de Sonoma, Nalle Winery fica em uma propriedade da família Nallei desde 1917, com vista para o antigo bloco Zinfandel plantado em 1927 pelos tataravôs de Andrew, Fred e Ruby Henderlong, durante a época da proibição (se nunca ouviu falar da proibição de fabricação e consumo de vinhos nos EUA nos idos de 1930, procure no google sobre o assunto que é muito interessante).

Ocupando cerca de 1,5 hectares de terra de bancada, as vinhas velhas são cultivadas a seco, produzindo sabores intensos de frutas, acidez equilibrada e taninos estruturados. Os solos são bem argilosos e profundos, que ajudam a dar notas em camadas de framboesa, morango, violeta e ruibarbo. É como fazer uma viagem de volta no tempo, com sabores elegantes e antiquados da Zinfandel que refletem a rica história desta terra cultivada há mais de 90 anos, e faz parte da Historic Vineyard Society, preservando as vinhas mais antigas da Califórnia.

Mauritson Vineyards: Desde 1868, a família Mauritson cultiva uvas no Dry Creek Valley. Seu patriarca e tataravô, SP Hallengren, é um pioneiro da uva na região e plantou videiras em 1884, transportando cada gota de vinho para a Suécia. A propriedade e fazenda Rockpile que pertence à família cresceu para 4.000 acres no início dos anos 60, quando todos os 700 acres de terreno foram adquiridos pelo Corpo de Engenheiros do Exército para desenvolver o Lago Sonoma. Seis gerações e quase 150 anos depois, a vinícola Mauritson possui uma excelente produção de vinho, juntamente com suas colheitas muito procuradas. Inaugurada em abril de 2004, sua instalação de vinificação e sala de degustação está localizada na 2859 Dry Creek, e seu horário de visitação é das 10h às 17h diariamente, com passeios pelas vinícolas e vinhedos disponíveis com hora marcada.

Unti Vineyards: Fundada em 1997 e com uma extensão de 60 acres de vinhedos em Dry Creek Valley, a Unti Vineyards foi idealizada por entusiastas apaixonados por vinho, que concentram toda a sua produção no local e uma linha exclusiva de rótulos que oferecem de notas variadas, e lembram bastante os vinhos da Itália, sul da França e Espanha. Dry Creek Valley tem um clima semelhante às regiões altas de produção, o que explica a escolha do cultivo de uvas nobres, nativas da região do Mediterrâneo. Com uma equipe altamente treinada, a Unti Vineyards dispõe de um sistema de colheita 100% manual, o que faz de seus produtos ainda mais artesanais e saborosos.  

E aí? Bateu vontade de viajar e experimentar essas delícias? Então acesse a nossa sessão de vinhos no site e procure por Sonoma. Temos várias opções legais da Califórnia. Aproveite!

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

Os vinhos de Borgonha
Os vinhos de Borgonha

18 Outubro, 2019

Não há como negar que os vinhos de Borgonha são inesquecíveis. Para alguns apreciadores, podem ser considerados até como melhores do mundo. Há centenas de nomes, de denominações e produtores, e descobrir o que há por trás de cada rótulo feito na região, nem sempre é tão óbvio quanto parece, principalmente para alguém que não está acostumado com vinhos borgonheses.

Ver artigo completo

O que torna os vinhos franceses tão especiais?
O que torna os vinhos franceses tão especiais?

10 Outubro, 2019

A França é certamente um dos destinos mais lindos do planeta. E não tem como não falar deste lugar, sem pensar em seus vinhos maravilhosos, sem contar que o país é o mais tradicional produtor da bebida do mundo. O vinho está presente no almoço e no jantar dos franceses, ou seja, não existe uma hora especial ou uma ocasião especial para se aproveitar um bom vinho à mesa ou com os amigos.

Ver artigo completo

SONOMA PELAS PORTAS DOS FUNDOS - PARTE III
SONOMA PELAS PORTAS DOS FUNDOS - PARTE III

01 Outubro, 2019

Ver artigo completo