Vinhos de Corte - arte dos blends

04 outubro, 2021

Vinhos de Corte - arte dos blends

Créditos: Stocksnap

As misturas de variedades de uvas podem dar origem a vinhos especiais, e podem ser feitas de maneiras diferentes.

Os blends de vinho oferecem maior complexidade do que os vinhos de uma única variedade. Na verdade, alguns dos melhores vinhos do mundo são feitos de uma mistura de uvas ao invés de serem produzidos com apenas uma única espécie. Ao misturar variedades, os produtores de vinho podem mudar as qualidades de um vinho e torná-lo melhor ou não tão bom assim.

POR QUE OS BLENDS SÃO PRODUZIDOS: Basicamente, os vinicultores misturam diferentes uvas para adicionar mais complexidade ao sabor e à textura de um vinho. Tanto os tintos quanto os brancos podem ser feitos a partir de combinações de variedades. Em alguns casos, eles podem até misturar uvas brancas e tintas para criar a melhor combinação possível de aromas e sabores. Um excelente exemplo de um vinho misturado com uvas tintas e brancas é o Côte-Rôtie, na região de Rhône, na França, que mistura a uva tinta Syrah e a uva vinífera Viognier.

DIFERENTES TIPOS DE MISTURA: O vinho é misturado de muitas maneiras diferentes. Conforme vimos anteriormente, os produtores de vinho frequentemente misturam variedades; no entanto, eles também criam outras combinações.

BLENDS DE VINHOS VINTAGE: As combinações de vinhos vintage são feitas com uvas diferentes cultivadas na mesma safra ou ano. Isso pode ser algo tão simples como uma mistura vintage de Cabernet Sauvignon-Merlot, ou pode ser algo tão complexo quanto misturar até 13 uvas diferentes para criar um Châteauneuf-du-Pape.

MISTURAS NÃO VINTAGE: Alguns vinhos, como o Porto e o Champagne, entre outros, combinam uvas de diferentes safras de forma a equilibrar sabores, taninos e outras características do vinho. Esses vinhos são normalmente rotulados NV ou não vintage, e não haverá nenhum ano listado no rótulo. Embora essa prática seja mais comum em vinhos espumantes e portos, outros produtores de vinho também podem utilizar este tipo de prática para idealizarem novos sabores de vinhos.

OS MELHORES BLENDS: Se você está em busca de um bom Blend, vale dar uma conferida na sessão especial da França que preparamos especialmente com uma seleção de rótulos deste tipo de produção. E claro, se este artigo foi útil para você, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo