VINHOS ESLOVENOS: SAIBA MAIS SOBRE AS UVAS DESTA REGIÃO

16 agosto, 2021

VINHOS ESLOVENOS: SAIBA MAIS SOBRE AS UVAS DESTA REGIÃO

Créditos: Unsplash

Tradicionais, deliciosos e autênticos: conheça os melhores varietais de vinhos da Eslovênia.

A Eslovênia é reconhecida como um dos principais países produtores de vinho do mundo, pois há muitas oportunidades para degustar e brindar com uma taça inesquecível. Neste artigo, você vai conhecer alguns dos melhores varietais deste país e suas particularidades, confira.

ENTENDENDO A HISTÓRIA: Ao longo de duas décadas, muitos dos produtores de vinho da Eslovênia - das maiores cooperativas às menores operações familiares - expandiram, renovaram e modernizaram suas instalações com equipamentos de última geração e lindas instalações de degustação. Estes sonhadores foram devidamente recompensados ​​por seus esforços com uma infinidade de prêmios de prestígio e reconhecimento crescente da mídia internacional.

OS MELHORES VARIETAIS: Para desvendar os sabores da Eslovênia, preparamos uma lista com algumas das melhores uvas vitivinícolas do país que você não pode deixar de conhecer.

  • Teran: Teran é um dos vinhos eslovenos mais famosos. Origina-se na região de Karst da Eslovênia, onde há muito solo vermelho. O vinho Teran é feito a partir da variedade de uva refošk que cresce em solo cársico avermelhado e tem mais antocianinas entre todos os vinhos tintos desta parte da Europa. Esta substância, a antocianina, é capaz de inibir a ação do LDL (“colesterol ruim”) e estimular a liberação de enzimas que agem contra o acúmulo de gorduras, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Então pelo que dizem os experts, vinhos da Eslovênia fazem um bem maior ao nosso organismo.(crédito a UFRGS)
  • Cviček: Cviček tornou a vinicultura de Dolenjska famosa em toda a Europa e conquistou um lugar como embaixador do vinho da Eslovênia ao lado de Karst Teran. Cviček é um tipo de vinho produzido por um processo complexo em que uma mistura de diferentes variedades de uvas são adicionadas para criar o produto final. O principal ingrediente do vinho é Žametna Črnina que compõe 45% da Cviček. Geralmente é um tipo de vinho velho que requer muito sol. Apesar disso, não contém uma grande quantidade de açúcar, mas possui qualidades ácidas suficientes para ser o ingrediente básico. Žametna é o tipo de videira mais antigo da Europa, com pelo menos 400 anos, e cresce na parte antiga de Maribor.[4] Modra Frankinja ou Franconia Azul, como é conhecido, é outro vinho que compõe o Cviček e dá ao vinho todo o seu sabor. Kraljevina, é então adicionado que é um vinho branco e é usado para alterar o nível de acidez para que o vinho seja mais bebível. Laški Rizling, ou Riesling italiano, pode ser adicionado ocasionalmente. Isso ocorre porque não existe uma fórmula exata para Cviček e, portanto, cada Enólogo de Cviček tem seu próprio sabor de Cviček, que é exclusivo de seu vinhedo. O nível de álcool também pode ser alterado, mas não pode ser superior a 10% do volume. Pode ser um problema durante as estações especialmente quentes, o que cria mais açúcar nas uvas, porque isso significa um maior volume de álcool durante o processo de vinificação. Para contrabalançar isso, a quantidade de Žametovka é aumentada, pois tem um teor de álcool muito menor.(crédito wikipedia)
  • Rebula: Rebula na Eslovênia vem de Goriška Brda, o que dá a este vinho esloveno de alto padrão seu verdadeiro toque ou sabor mediterrâneo. Rebula, ao contrário de Cviček e Teran, não vem oficialmente da Eslovênia. Devido a proximidade com o nordeste da Itália, a uva Rebula (também conhecida como Ribolla Gialla na região de Friuli na Itália) é um varietal de uva branca que foi "importada" da Itália para Goriška Brda na Eslovênia. A variedade Rebula é a mais importante e de maior área de cultivo (26% do total da região) na Eslovênia. (credto SobreVinhoseafins.com.br)
  • Refošk: É a uva tinta principal da região de Teran (não confundir com o vinho de nome Teran feito na região) e também a uva principal de Primorska. A uva Refošk também é produzida na região de Karst, mas em menor quantidade. Refosco é uma família muito antiga de variedades de uvas de pele escura nativas da zona veneziana e áreas vizinhas de Friuli, Gavi, Trentino, Istria e Karst Plateau. É considerado autóctone nessas regiões. Os vinhos desta uva podem ser bastante potentes e tânicos, com uma cor violeta profunda e um ligeiro amargor. Na boca destacam-se os sabores de groselha, frutos silvestres e ameixa. O vinho aguenta algum envelhecimento (dependendo da casta) e, após um período de quatro a dez anos, atinge também uma qualidade floral. (crédito Wikipedia)
  •  Modra Frankinja / Blaufränkisch: Modra Frankinja também conhecido como Blaufränkisch é um dos melhores vinhos eslovenos da região de Štajerska, que faz parte da região vinícola de Podravje.
  • Žametna črnina / Black velvet: Žametna Črnina é uma conhecida variedade de uva de vinho tinto esloveno. Žametna Črnina é uma das variedades de uva originárias mais antigas da Eslovênia, sem falar que também é um dos melhores vinhos eslovenos, proveniente dos vinhedos mais antigos do país.

SELEÇÃO ESPECIAL:  Em Agosto, nossa seleção do Clube de Vinhos apresenta os melhores rótulos disponíveis no Brasil. Para conhecê-la acesse sessão especial de rótulos eslovenos. Lá você encontra alguns dos vinhos mais bem avaliados pelo nosso time de especialistas para pedir aí, na sua casa.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA
AS MELHORES VINÍCOLAS PARA SE CONHECER NA SICÍLIA

17 maio, 2022

A Sicília é a maior ilha da Itália e por lá cerca de 450 vinícolas estão espalhadas por 23 regiões vinícolas reconhecidas, inclusive nas ilhas vizinhas Eólias e Egadi. O enoturismo é um grande impulsionador do mercado na Sicília, pois os enófilos viajam para descobrir os melhores vinhos sicilianos e as vinícolas mais características. Embora seja difícil restringir a lista, aqui estão nossas principais escolhas para as melhores vinícolas da Sicília, escolhidas por sua diversidade geográfica, facilidade de acesso, hospitalidade e qualidade. Vale lembrar que esta lista conta com locais que precisam de reserva prévia, ou seja, nada de visitar sem agendar.

Ver artigo completo

A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA
A SICÍLIA E A MAIOR PRODUÇÃO DE SYRAH DA ITÁLIA

17 maio, 2022

Conhecida como Syrah na maioria dos países ao redor do mundo, essa variedade de uva provou ao longo dos séculos ser uma das uvas de vinho tinto mais poderosas e saborosas que existem. Hoje é uma das uvas mais cultivadas do planeta e é a preferida das vinícolas por sua robustez e versatilidade.

Ver artigo completo

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA
EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos diferentes terroirs. Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, centro-oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

Ver artigo completo