outubro 13, 2022
White Zinfandel vs. Zinfandel
O Zinfandel é um vinho tinto ousado e frutado que é amado por sua fruta compotada e notas de especiarias exóticas e defumadas. A origem desta uva remonta à Croácia com passagem pela Itália antes de aportar nos EUA e se tornar um sucesso nacional. Se você quiser saber mais sobre a Zinfandel, temos um artigo sobre ela aqui.
No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o popular White Zinfandel americano não é uma casta ou um vinho branco, ele é um vinho rosé. Até existe uma mutação branca da uva, mas ela é extremamente rara. O White Zinfandel (vinho rosé) é elaborado com a uva tinta Zinfandel.
Rosés e Claretes
O celebrado vinho de Bordeaux era uma bebida com especiarias, de um rosé escuro, na Idade Média. Por isso foi chamado de clarete, do francês “clairet”, sendo conhecido assim até hoje em algumas parte do mundo. Sua cor mudou para o atual vermelho escuro no século 18.
Os vinhos rosés nasceram desta ideia e seus rótulos têm atraído cada vez mais apreciadores. A Zinfandel ou Primitivo também deu origem a alguns rótulos neste estilo até a época em que os claretes saíram de moda.
A história do White Zinfandel, porém, é bem diferente.
Origem
Na década de 70, o enólogo Bob Trincheiro da Vinícola Sutter Home, produtora de vinhos tintos “premium” de Napa Valley, elaborados com a uva Zinfandel criou o White Zinfandel de um acidente.
O Zinfandel original é um vinho conhecido por ser encorpado, por sua potência e complexidade, no entanto, por vezes, o enólogo tem que ajustar o vinho na adega e realiza um processo chamado “saignee” (de sangria). Ao separar um pouco do excesso de suco de uva do mosto, o enólogo aumenta a concentração no vinho tinto. O vinho que foi separado dá origem a um rosé seco.
Acidente fortuito
No entanto, quando Bob Trincheiro provou o rosé que havia sido separado, descobriu que o amargor do vinho havia desaparecido. As leveduras haviam parado de trabalhar, o vinho não fermentou totalmente,por um acidente. O resultado foi um vinho de baixo teor alcoólico com maior quantidade de açúcar.
O enólogo resolveu engarrafar o produto e vender o vinho mesmo assim. Tornou-se um best-seller da noite para o dia. Os clientes adoraram. Na década de 60 chegou a vender 6 vezes mais que o Zinfandel regular e hoje é o terceiro estilo de vinho mais popular do país em volume.
Perfil de sabor
Espere um vinho suave e aromas de frutas vermelhas frescas como morango, framboesa, cereja com a leve acidez de frutas cítricas. Alguns produtores de vinho da Califórnia tentam ressuscitar o estilo original de White Zinfandel, mais seco, complexo e com acidez suficiente para combinar com pratos mais encorpados.
Harmonização
Um vinho suave, refrescante, fácil de beber que harmoniza muito bem com salada Cesar, carpaccio, bruschetta, burrata ou mesmo sozinho num dia quente de verão.
Nós te convidamos a provar o refrescante White Zinfandel da Sutter Home. É só pedir o seu pelo link aqui.
Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024