Belle Glos é uma vinícola da família Wagner, famosa por ter criado o vinho Caymus em Napa Valley na Califórnia. Caymus Special Select Cabernet Sauvignon é o vinho mais famoso das propriedades da família Wagner e bem pontuado (claro que para poucos pois não deixa de ter preços altos no Brasil devido nossos impostos). A vinícola também tem uma longa história com Pinot Noir, produzindo alguns Pinots espetaculares em Rutherford (NAPA Valley), que começou no final dos anos 1970 e 1980.
O programa Pinot Noir foi reiniciado em 2001 com o lançamento do Belle Glos na região de Santa Maria Valley e os vinhos só têm melhorado a cada ano desde então. O nome Belle Glos vem da mãe de Charles J. (Chuck) Wagner, Loma Belle Glos Wagner, cofundadora da Caymus Vineyards. Joseph Wagner, um enólogo da quarta geração cujas raízes familiares no Vale de Napa datam de 1906, é o vinicultor e enólogo da marca Belle Glos desde 2002. Belle Glos é um rótulo separado da Caymus Vineyards, assim como Mer Soleil e Conundrum, feito independentemente dos vinhos que Chuck Wagner fabrica na Caymus Vineyards.
Caymus cultiva Pinot Noir em três regiões costeiras, incluindo a Costa de Sonoma, o Vale de Santa Maria e as Terras Altas de Santa Lucia, e produz Pinot Noir designado como vinhedo a partir dos vinhedos da propriedade em cada região.
Caymus adquiriu uma parte do histórico Vinhedo Santa Maria Hills na década de 1990. A terra, em uma encosta voltada para oeste no sopé do Vale de Santa Maria, foi plantada com Pinot Noir de 1972 a 1974.
Com a safra de 2002, os enólogos Joseph Wagner e Jon Bolta (Conundrum) pegaram o que já era um vinhedo de 76 acres de baixo rendimento e reduziram a colheita ainda mais radicalmente por meio de desbastes regulares para aumentar a concentração de sabor dos frutos silvestres. Quando as uvas foram colhidas manualmente, acabaram com pouco mais de uma tonelada por acre. A qualidade era tão alta e os sabores tão distintos que sentiram que o vinho merecia o nome do vinhedo que o produziu, localizado no cruzamento das estradas Clark & Telephone.
O neto, Joseph Wagner quando estava ainda no ensino médio, ajudou a desenvolver este vinhedo, removendo árvores e pedras e depois plantando as fileiras de videiras . Com um sistema de “Trentina”, em homenagem à região da Itália de onde este sistema é originário, maximizou a exposição solar nas folhas.
Neste terroir existe uma variação diurna de temperatura muito consistente que garante um bom equilíbrio entre maturação e acidez. O primeiro Belle Glos Taylor Lane Vineyard Pinot Noir saiu em 2002. Os Belle Glos Pinot Noirs das primeiras safras (2002-2005) foram vinhos de grande estilo, com extração generosa, álcool e carvalho, e bastante tanino quando jovens. A intensidade da fruta lembrava muito os Cabernets da Caymus.
E a escolha da embalagem e do uso de cera macia no gargalo, deu um charme extra aos vinhos da Belle Glos e os ajudou no posicionamento de mercado.
Venha conhecer este grande Pinot Noir chamado "Belle Glos Clark and Telephone Pinot Noir de Santa Maria Valley do Condado de Santa Barbara na California com a SmartBuy Wines!
Cheers!
Fonte: The King of Pinot website.