De aspecto granada profundo, o vinho reflete a cor intensa das uvas Carmenère e os aromas típicos de frutas maduras. Uma abundância de aromas, incluindo groselha, framboesa e morangos silvestres, reflete a impressionante complexidade do blend de Merlot, Cabernet Sauvignon e Carmenère. A onda inicial de frutos silvestres, sustentada por taninos macios e sedosos, é seguida por toques de azeitona preta, groselha e alcaçuz. Incrivelmente longo e tenso no final, revelando taninos requintados e delicados, expressando a grande elegância dos terroirs de Apalta.
Sobre a fazenda um dos vinhedos mais antigos de Cabernet Sauvignon e Carmenère do Chile é a origem desta história. Enclavado no Vale de Colchagua, perto da cidade de Santa Cruz, o Vale de Apalta foi o local escolhido por um visionário cerca de 1915 que, usando uma seleção de massal francesa única, plantou este incrível vinhedo. Em 1994, Alexandra Marnier Lapostolle e seu marido Cyril de Bournet adquiriram esta propriedade. Fiel às exigências da família, a ambição era produzir um vinho excepcional e abrir caminho para o desenvolvimento qualitativo dos vinhos finos do país. Clos Apalta nasceu em 1997 como o vinho icônico dos Domaines Bournet-Lapostolle no Chile, com a ideia de ampliar o excepcional terroir de Apalta com a expertise francesa. Moldando o vinhedo pé a pé, construindo uma vinícola de última geração alimentada por gravidade, a família conseguiu fazer do Clos Apalta um dos vinhos mais emblemáticos da América do Sul.
100 James Suckling
"What a stunning nose of crushed berries, fresh flowers, sandalwood and light vineyard dust. Black olives, too. Very complex. Full-bodied with a beautiful, dense palate of blackberries, chocolate, walnuts and cigar box. Fantastic length and composure. The tannin just rolls over the palate. Very structured. The most classically structured wine ever from here. Goes on for minutes. Outrageous and so polished. A blend of 48% carmenere, 26% cabernet sauvignon, 25% merlot and 1% petit verdot. Try after 2025."