dezembro 16, 2022
Mais uma temporada de férias se aproximando e se você leu o artigo anterior sobre os Chardonnays amanteigados da California, pode ser que você tenha ficado com vontade de dar um pulo em algumas vinícolas que elaboram Chardonnays consagrados por lá.
Então vamos apresentar 3 vinícolas aqui que adoramos:
A primeira delas é a Rombauer Vineyards. Desde 1980 a família produz um estilo bastante específico de Chardonnay californiano, marcado por aromas e sabores de frutas maduras, notas de carvalho mescladas a baunilha e um paladar encorpado e amanteigado. O vinho tem uma base de fãs tão fiel que muitas vezes enfrenta problemas de abastecimento, especialmente se uma safra produz menos do que o normal.
A melhor maneira de provar estes rótulos tão especiais é na sala de degustação deles no Napa Valley. A sala fica numa colina coberta de árvores em Santa Helena, perto da trilha Silverado com vistas deslumbrantes das montanhas Maycamas e dos jardins com mais de 100 variedades de plantas e flores.
Já que falamos de Napa, não poderíamos deixar de mencionar Sonoma. Aqui a representante digna de nota é a MacRostie Winery. A enóloga Heidi Bridenhagen e o proprietário Steve MacRosties fazem a incrível quantidade de mais de 130 pequenas fermentações a cada safra, produzindo uma ampla paleta de sabores para combinarem entre si quando chega a hora de preparar os blends. Não é de se admirar que o processo resulte em vinhos de caráter e complexidade incomuns.
A dica é explorar estes rótulos desfrutando as vistas panorâmicas da MacRostie Estate House. Lá você degusta os célebres Chardonnays e Pinot Noirs do Russian River Valley e da região costeira de Sonoma numa paisagem de tirar o fôlego.
Por último, mas não menos importante, de volta a Napa para falar do Chateau Montelena. A vinícola tem uma história célebre, e o Julgamento de Paris é apenas um capítulo dela.
Após conquistar o mundo numa vitória histórica de seu Chardonnay sobre os borgonheses, eles encararam o desafio de se superarem. Apostam na arte da vinificação, e na criatividade para seguir em frente. Curiosamente, a preocupação não é recriar um sabor específico dos célebres rótulos que marcaram a história do vinho, mas em capturar a expressão de cada safra.
O Chateau Montelena oferece uma sala de degustação em São Francisco, porém nada se compara com uma visita à vinícola em Calistoga.
Agora você só precisa escolher entre a hospitalidade de estilo familiar da Rombauer, o pioneirismo da MacRostie ou a tradição e fama do Chateau Montelena. Melhor mesmo é agendar as três, não é verdade? Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024