junho 12, 2023
Cabernet Franc, uma uva com grande potencial e pouco conhecida dos enófilos. Trazemos aqui 4 motivos para você incluir um exemplar na sua adega.
1) É ancestral da famosa Cabernet Sauvignon.
2) Tem suas origens na região de Bordeaux, na França. Embora tenha sido cultivada por lá durante séculos, foi apenas nos últimos anos que a Cabernet Franc começou a ganhar destaque e a receber o reconhecimento que merece.
Hoje, ela é cultivada em várias regiões vinícolas ao redor do mundo, como Itália, Estados Unidos, Argentina, Chile e África do Sul, entre outros.
3) Os vinhos da Cabernet Franc possuem um perfil organoléptico semelhante ao da Cabernet Sauvignon. Geralmente oferece notas de frutas vermelhas, como cerejas e framboesas, combinadas com toques de especiarias, ervas e pimenta preta. Seus vinhos são conhecidos por sua elegância e complexidade aromática.
A Cabernet Franc também tende a ter uma acidez mais alta do que a Cabernet Sauvignon, o que confere aos vinhos uma sensação refrescante, por isso os vinhos desta uva harmonizam com peixes como o salmão.
4) Outra característica marcante da Cabernet Franc é sua capacidade de expressar o terroir, ou seja, as características do solo e do clima onde é cultivada. Ela é altamente sensível ao seu ambiente, o que se reflete nos vinhos produzidos.
Por exemplo, na região de Loire, na França, a Cabernet Franc costuma produzir vinhos leves e frescos, com notas de frutas vermelhas e ervas. Já em Bordeaux, os vinhos são mais encorpados e tânicos, com aromas mais intensos de especiarias e tabaco.
Além de ser uma uva versátil quando se trata de expressar diferentes terroirs, a Cabernet Franc também é frequentemente utilizada em cortes com outras uvas, especialmente a Merlot e a Cabernet Sauvignon. Sua presença nos blends adiciona complexidade e elegância aos vinhos, muitas vezes suavizando os taninos da Cabernet Sauvignon e complementando os aromas frutados da Merlot.
Uma boa dica para degustar as nuances da Cabernet Franc é procurar rótulos de regiões conhecidas por produzir vinhos com essa variedade, como Loire e Bordeaux, na França. Outras regiões promissoras incluem Napa Valley, na Califórnia, e algumas áreas da Itália, como Friuli e Piemonte.
Portanto, se você ainda não se aventurou em um vinho feito com a Cabernet Franc, não espere mais. Descubra os encantos dessa uva versátil e permita-se desfrutar de uma experiência única e memorável, escolhendo dentre nossos rótulos aqui!
Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024