janeiro 11, 2021
7 RAZÕES PARA VOCÊ COMPRAR UM VINHO CHILENO AGORA MESMO!
Créditos: Unsplash
Qualidade, valor, variedade e muita tradição. Conheça 7 motivos para tomar um vinho chileno.
Os brasileiros sempre foram grandes entusiastas do vinho Chileno, e mesmo com muita gente ainda torcendo o nariz para esta verdadeira delícia do Novo Mundo, o vinho Chileno é capaz de surpreender até os paladares mais exigentes. Para se ter uma ideia, o Chile está entre os 5 maiores exportadores de vinho do mundo, o que atesta a qualidade das suas vinícolas. Mas se você ainda não está convencido, nós preparamos 7 motivos pelos quais você deveria abrir uma garrafa de vinho chileno agora mesmo. Confira!
COMPRANDO UM VINHO CHILENO: Você pode encontrar uma variedade de rótulos de vinhos chilenos, dos mais baratos aos mais valiosos. O vinho chileno é considerado particularmente “aveludado”, já que as uvas crescem no sopé dos Andes.
TIPOS DE VINHO: Como na maioria das regiões vinícolas, o chileno vem em variedades brancas e tintas. De acordo com os conhecedores, o sabor do vinho chileno pode variar de sedoso a pesado. As vinhas cultivadas para sua produção são Cabernet Sauvignon e Merlot. Uma variedade francesa chamada Carménère também é muito popular. É surpreendente que, apesar de sua qualidade excepcionalmente boa, o vinho chileno seja um dos mais em conta do mercado de vinhos.
DE OLHO NO VINHO BRANCO: Enquanto isso, o vinho branco chileno está recebendo cada vez mais atenção. Isso pode ser devido ao fato de que o vinho branco chileno é particularmente fresco e elegante. Portanto, é especialmente adequado para acompanhar alimentos leves de verão. O vinho branco produzido no Chile é feito principalmente a partir das vinhas Chardonnay e Sauvignon Blanc.
REGIÕES VINÍCOLAS: A região central do Chile é ideal para a viticultura. Nessa área, os vales do Maipo e do Maule, ambos localizados ao sul de Santiago, são especialmente proeminentes na produção de vinho. As adegas Apaltagua e Cono Sur são consideradas grandes precursoras do vinho chileno.
QUAL É O SEGREDO DO SUCESSO DO VINHO CHILENO: Além de um clima muito especial e ar puro, as videiras que crescem no Chile se nutrem com a água da neve derretida que vem dos Andes. Além disso, os sistemas modernos garantem que eles recebam a quantidade exata de água necessária para fazer o melhor vinho possível. Os altos picos da Cordilheira dos Andes criam condições climáticas específicas que são particularmente favoráveis à vinificação. As oscilações de temperatura, com dias quentes e noites frias, permitem o crescimento saudável das uvas.
UM VINHO COM HISTÓRIA: O vinho chileno tem uma longa tradição. Os primeiros registros de produção de vinho datam do século 16, quando as primeiras vinhas foram plantadas no Chile. Os conquistadores espanhóis trouxeram as primeiras vinhas para a América do Sul. Devido a esse início precoce na produção de vinho, o Chile também se tornou um exportador pioneiro e renomado no mundo inteiro.
O SOLO OU TERROIR: A BASE DO VINHO CHILENO: Além do clima local, todos sabem a importância do solo –ou terroir- para as lavouras e a agricultura. Mais uma vez, as videiras chilenas crescem em condições excepcionalmente boas: os solos apresentam bons índices de drenagem, com ventilação suficiente e uma grande variedade de texturas. Dependendo da região vinícola, o Chile tem diferentes tipos de solo, desde os mais rochosos, até os mais vulcânicos, lamacentos e úmidos. Você pode encontrar todos os tipos de solo, o que explica a grande variedade de vinhos chilenos, com diferentes tipos para satisfazer o paladar de todos.
Ficou com vontade de experimentar as delícias do Chile? Então clique aqui e acesse nossa sessão de vinhos do país, que conta com uma seleção exclusiva, produzida nos mínimos detalhes, com alguns dos melhores rótulos chilenos.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024
setembro 23, 2024