7 RAZÕES PARA VOCÊ COMPRAR UM VINHO CHILENO AGORA MESMO!

11 janeiro, 2021

7 RAZÕES PARA VOCÊ COMPRAR UM VINHO CHILENO AGORA MESMO!

7 RAZÕES PARA VOCÊ COMPRAR UM VINHO CHILENO AGORA MESMO!

Créditos: Unsplash

Qualidade, valor, variedade e muita tradição. Conheça 7 motivos para tomar um vinho chileno.

Os brasileiros sempre foram grandes entusiastas do vinho Chileno, e mesmo com muita gente ainda torcendo o nariz para esta verdadeira delícia do Novo Mundo, o vinho Chileno é capaz de surpreender até os paladares mais exigentes. Para se ter uma ideia, o Chile está entre os 5 maiores exportadores de vinho do mundo, o que atesta a qualidade das suas vinícolas. Mas se você ainda não está convencido, nós preparamos 7 motivos pelos quais você deveria abrir uma garrafa de vinho chileno agora mesmo. Confira!

COMPRANDO UM VINHO CHILENO: Você pode encontrar uma variedade de rótulos de vinhos chilenos, dos mais baratos aos mais valiosos. O vinho chileno é considerado particularmente “aveludado”, já que as uvas crescem no sopé dos Andes.

TIPOS DE VINHO: Como na maioria das regiões vinícolas, o chileno vem em variedades brancas e tintas. De acordo com os conhecedores, o sabor do vinho chileno pode variar de sedoso a pesado. As vinhas cultivadas para sua produção são Cabernet Sauvignon e Merlot. Uma variedade francesa chamada Carménère também é muito popular. É surpreendente que, apesar de sua qualidade excepcionalmente boa, o vinho chileno seja um dos mais em conta do mercado de vinhos.

DE OLHO NO VINHO BRANCO: Enquanto isso, o vinho branco chileno está recebendo cada vez mais atenção. Isso pode ser devido ao fato de que o vinho branco chileno é particularmente fresco e elegante. Portanto, é especialmente adequado para acompanhar alimentos leves de verão. O vinho branco produzido no Chile é feito principalmente a partir das vinhas Chardonnay e Sauvignon Blanc.

REGIÕES VINÍCOLAS: A região central do Chile é ideal para a viticultura. Nessa área, os vales do Maipo e do Maule, ambos localizados ao sul de Santiago, são especialmente proeminentes na produção de vinho. As adegas Apaltagua e Cono Sur são consideradas grandes precursoras do vinho chileno.

QUAL É O SEGREDO DO SUCESSO DO VINHO CHILENO: Além de um clima muito especial e ar puro, as videiras que crescem no Chile se nutrem com a água da neve derretida que vem dos Andes. Além disso, os sistemas modernos garantem que eles recebam a quantidade exata de água necessária para fazer o melhor vinho possível. Os altos picos da Cordilheira dos Andes criam condições climáticas específicas que são particularmente favoráveis ​​à vinificação. As oscilações de temperatura, com dias quentes e noites frias, permitem o crescimento saudável das uvas.

UM VINHO COM HISTÓRIA: O vinho chileno tem uma longa tradição. Os primeiros registros de produção de vinho datam do século 16, quando as primeiras vinhas foram plantadas no Chile. Os conquistadores espanhóis trouxeram as primeiras vinhas para a América do Sul. Devido a esse início precoce na produção de vinho, o Chile também se tornou um exportador pioneiro e renomado no mundo inteiro.

O SOLO OU TERROIR: A BASE DO VINHO CHILENO: Além do clima local, todos sabem a importância do solo –ou terroir- para as lavouras e a agricultura. Mais uma vez, as videiras chilenas crescem em condições excepcionalmente boas: os solos apresentam bons índices de drenagem, com ventilação suficiente e uma grande variedade de texturas. Dependendo da região vinícola, o Chile tem diferentes tipos de solo, desde os mais rochosos, até os mais vulcânicos, lamacentos e úmidos. Você pode encontrar todos os tipos de solo, o que explica a grande variedade de vinhos chilenos, com diferentes tipos para satisfazer o paladar de todos.

Ficou com vontade de experimentar as delícias do Chile? Então clique aqui e acesse nossa sessão de vinhos do país, que conta com uma seleção exclusiva, produzida nos mínimos detalhes, com alguns dos melhores rótulos chilenos.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA
A HISTÓRIA DA UVA GARNACHA

16 julho, 2021

A Garnacha é uma uva de vinho tinto cultivada extensivamente na França, Espanha, Austrália e Estados Unidos. É particularmente versátil tanto na vinha como na adega, o que pode explicar porque é uma das uvas mais utilizadas na produção de blends do mundo inteiro. E para saber mais sobre este sabor inconfundível, fomos atrás de conhecer a história desta que é uma das uvas do velho mundo mais utilizada na produção de excelentes vinhos. Confira a seguir, tudo o que descobrimos sobre a Garnacha.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA
A HISTÓRIA VINÍCOLA DA ESPANHA

15 julho, 2021

A Espanha é uma terra de paisagens deslumbrantes, história rica e uma cultura profunda e complexa na qual o vinho há muito desempenha um papel importante. As videiras são cultivadas na Península Ibérica desde pelo menos 3.000 a.c., embora não tenha sido antes de 1.000 a.c. que a vinificação começou a ser feita no país - uma habilidade trazida por comerciantes fenícios do Mediterrâneo oriental. Hoje, a Espanha é o lar de mais vinhas do que qualquer outro país do planeta e tem uma produção nacional de vinho superada apenas pela França e pela Itália.

Ver artigo completo

DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!
DESCOBRINDO A ESPANHA: OS VINHOS DE TORO!

10 julho, 2021

Toro é uma região vinícola de Castela e Leão, no noroeste da Espanha, e está se tornando cada vez mais conhecida por seus vinhos tintos poderosos e encorpados feitos de Tina da Toro (Tempranillo). Em Toro também são feitas pequenas quantidades de vinho branco. Seu nome vem da cidade de Toro, um antigo assentamento a apenas 65 quilômetros a leste da fronteira portuguesa. Toro está localizado no rio Douro, que corta a metade norte da região e por este pedaço encantador e surpreendente da Espanha que iremos passear hoje. Neste artigo, vamos desvendar todos os segredos de Toro para você e conhecer mais sobre esta região tão famosa por seus vinhos.

Ver artigo completo