julho 15, 2021
Créditos: Unsplash
A Espanha é uma terra de paisagens deslumbrantes, história rica e uma cultura profunda e complexa na qual o vinho há muito desempenha um papel importante. As videiras são cultivadas na Península Ibérica desde pelo menos 3.000 a.c., embora não tenha sido antes de 1.000 a.c. que a vinificação começou a ser feita no país - uma habilidade trazida por comerciantes fenícios do Mediterrâneo oriental. Hoje, a Espanha é o lar de mais vinhas do que qualquer outro país do planeta e tem uma produção nacional de vinho superada apenas pela França e pela Itália.
AS 17 REGIÕES VINÍCOLAS DA ESPANHA: Todas as 17 regiões administrativas da Espanha (communidades autónomas) produzem vinho até certo ponto, incluindo as Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares. A maior concentração de vinhas está em Castela -La Mancha, mas os melhores e mais famosos vinhos vêm da Galiza (Rias Baixas), Catalunha (Cava e Priorat), Andaluzia (Xerez), Castela e Leão (Rueda, Toro e Ribera del Duero) e, claro, Rioja.
CLIMA E GEOGRAFIA: A topografia desempenha um papel fundamental na definição dos muitos estilos de vinho da Espanha. Desde a fresca e verde Galiza e os nevados Pirenéus no norte, passando pelo árido planalto central, até a arenosa e ensolarada Andaluzia no sul, a paisagem espanhola é muito diversificada. O país se estende por sete graus de latitude (36 ° N a 43 ° N), deixando 800 quilômetros (500mi) entre as costas atlântica e mediterrânea. Entre esses dois litorais muito diferentes, existem várias cadeias de montanhas, cada uma das quais tem seu próprio efeito particular na paisagem e no clima locais. A cordilheira Cantábrica, por exemplo, cria contrastes dramáticos entre as exuberantes terras verdes em seu lado atlântico norte e a seca e empoeirada Castilla y Leon em seu lado sul, interior.
VARIEDADES DE UVAS: As variedades de uvas para vinho da Espanha são menos numerosas do que as europeias. Elas também recebem muito menos alarde, já que a indústria do vinho espanhola só recentemente começou a mostrar qualquer interesse na produção e comercialização de vinhos varietais. Várias centenas de variedades são usadas nos vinhedos espanhóis até certo ponto, mas a grande maioria do vinho espanhol é feito de apenas um pequeno número delas. As principais variedades de vinho tinto, por ordem de área cultivada, são: Tempranillo, Bobal, Garnacha e Monastrell. As principais variedades de vinho branco são Airen, Viura/ Macabeo e Palomino e Albarino.
VINIFICAÇÃO ESPANHOLA: Historicamente, a cultura vinícola em toda a Espanha é muito rústica e rica em tradições do Velho Mundo. Os estilos oxidados são comuns, assim como o uso intenso de carvalho americano por longos períodos de envelhecimento em barris. No entanto, nas últimas décadas, a indústria vinícola da Espanha se envolveu em uma grande modernização e na adoção de técnicas do Novo Mundo. O resultado foi uma melhoria significativa em qualidade e confiabilidade.
OS ESPANHÓIS NO MUNDO: A posição da Espanha no mundo do vinho está mudando. Muitos produtores estão se adaptando às demandas do mercado internacional de vinhos, mostrando inovação e oferecendo os produtos favoritos do consumidor e uma relação custo-benefício que realmente vale à pena. O mercado de exportação é agora de importância primordial, até porque o mercado interno está encolhendo, já que o consumo per capita de vinho na Espanha continua caindo ano a ano. E se você ficou curioso para experimentar os sabores vinícolas desta terra, não deixe de acessar nossa sessão especial de vinhos espanhóis, elaborada com muito cuidado para você.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024