fevereiro 14, 2023
A elaboração de vinhos laranja, também conhecidos como vinhos âmbar ou sur lie, tem uma longa história na vinificação, remontando a milhares de anos na Geórgia, país produtor de vinho do Leste Europeu. Se você quer saber mais sobre como estes vinhos são elaborados, clique aqui: link para os polémicos vinhos laranja.
Estes vinhos também são feitos há centenas de anos na Eslovênia e na região italiana de Friuli-Venezia Giulia. Aliás foram justamente os produtores de vinhos italianos e eslovenos, depois de visitar a Geórgia e importar qvevris, que popularizaram os vinhos laranja.
Os vinhos brancos fermentados com suas borras (as cascas e sementes) eram comuns na Itália até os anos 1950 e 1960, mas caíram de moda e os vinhos brancos frescos e leves passaram a dominar o mercado. Agora, com o ressurgimento deste estilo de vinificação, muitos países têm adotado a técnica de fermentar vinhos brancos com o mosto, as tais borras, que nada mais são que as cascas e sementes das uvas esmagadas. Outros países têm aproveitado a onda de popularidade dos vinhos laranja e tornado seus rótulos mais populares. Vejamos os principais numa rápida viagem ao mundo do vinho laranja.
Geórgia
O país dos vinhos laranja originais. Aqui se faz vinho com este método ancestral há mais de 8.000 anos. Foram encontrados vestígios arqueológicos, como qvevris, datados de 6.000 a.C.
Qvevri é um recipiente de vinificação tradicionalmente enterrado no solo para controlar a temperatura durante a fermentação. Estas vasilhas de barro são forradas com cera de abelha, as uvas são esmagadas, o líquido e o mosto são despejados no qvevri enterrado, a abertura do recipiente é lacrada e só é aberta 6 meses depois. Normalmente é utilizada uma casta local chamada Rkatsiteli.
Itália
A maior parte da vinificação de vinho laranja pode ser encontrada no nordeste da Itália, ao longo da fronteira da Eslovênia em Friuli-Venezia Giulia. Os vinhos laranja desta região usam as uvas Sauvignon Vert (Friulano), Ribolla Gialla e Pinot Grigio. O processo de vinho de laranja foi popularizado na Itália pelo enólogo Josko Gravner.
Eslovênia
Logo após a fronteira de Friuli-Venezia Giulia, na Itália, fica a região de Goriška Brda na Eslovênia, que tem uma longa história de elaboração de vinhos laranja o que justifica sua popularidade na área.
França
A França, mais especificamente na região do Jura, produz vinhos com sabor de nozes chamados Vin Jaune que usam o estilo oxidativo de vinificação com uma uva local bastante rara chamada Savagnin. O método é ligeiramente diferente mas igualmente antigo e parte da cultura local.
Estados Unidos
Alguns produtores estão começando a experimentar a técnica do vinho laranja, principalmente em Nova York, onde é cultivada a variedade de uva Rkatsiteli.
Austrália
Os enólogos australianos começaram a fazer vinhos laranja usando a Sauvignon Blanc.
África do Sul
Os enólogos da região de Swartland, onde os vinhedos são bastante antigos e têm uvas menos populares têm experimentado este estilo de vinificação.
Se você quiser provar nossa sugestão de vinho laranja, é só clicar aqui.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024