maio 16, 2023
Levando-se em conta a sua história antiga e rica tradição vinícola, a Grécia é um destino de enoturismo que não pode faltar na sua lista de destinos desejados. O país é lar de mais de 300 variedades de uvas, muitas delas autóctones, e tem uma cultura de vinho que remonta a milhares de anos.
As regiões vinícolas da Grécia são divididas em quatro principais zonas climáticas: o norte, as ilhas do Mar Egeu, a Grécia Central e o sul. Cada região tem suas próprias características únicas de solo, clima e variedades de uvas, produzindo vinhos distintos. Cada região também apresentará seus encantos e atrações para agradar públicos diferentes.
A região do norte, que inclui Epiro, Macedônia e Trácia, é mais continental e fica a aproximadamente umas 5 horas de carro de Atenas. Aqui você vai encontrar invernos frios, chuva e até neve nas montanhas.
O destaque vai para a região produtora de Naoussa, a denominação mais antiga e importante do país. Não perca a vinícola Boutari, fundada em 1879 e que abriga um museu do vinho e da vinha. Existem outras Boutari espalhadas pelo país, mas a sede da empresa fica em Naoussa.
Naoussa, celebrada como sendo o local de nascimento, o deus do vinho, da dança e de tudo que há de mais divertido, elabora o que muitos consideram como “o Barolo Grego”, os vinhos da potente Xinomavro, uma uva tinta, autóctone, de alta qualidade.
As ilhas do Mar Egeu, que incluem Santorini, Samos, Límnos e outras, são áridas e recebem influência das condições climáticas do Mediterrâneo. É aqui que acredita-se que a uva Muscat Blanc, historicamente falando, a variedade de vinho mais importante do mundo, teve sua origem.
Não perca a espetacular Santorini com seus vinhedos em forma de cesto assentados em solo vulcânico, as koulouras. Santorini também é lar dos melhores vinhos elaborados com a Assyrtiko, uma uva branca que dá origem a vinhos brancos complexos e elegantes.
A Grécia Central é uma grande área que vai da Grécia continental até Atenas. É mais árida do que o norte e tem pouca influência do Mediterrâneo. Esta região é dominada por cooperativas de vinho, portanto a grande atração é mesmo a histórica Atenas com seu museu a céu aberto.
A região do sul, que inclui Creta, Peloponeso e Cefalônia, tem um clima mais quente e árido do que as outras regiões, e concentra as vinícolas mais modernas da Grécia. O destaque aqui é Nemea, cerca de 1 hora de viagem de Atenas, onde além de Nemea antiga, outro museu a céu aberto você vai encontrar os melhores exemplares de Agiorgitko grego, um vinho tinto encorpado, de taninos macios.
Agora você já pode preparar seu roteiro de visitas à Grécia de taça na mão. Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024