maio 10, 2022
Em todo o território Siciliano é possível encontrar diferentes vinhos e cultivos por conta da variação climática.
A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos seus diferentes terroirs.
Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, nordeste, sudeste, centro, oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.
VARIEDADES:
Na região Nordeste: No canto nordeste, na província de Messina, é produzido o vinho branco Mamertino Doc. Este é obtido das uvas Ansônica e Grillo, enquanto o vinho tinto vem das uvas Nero d'Avola e das preciosas uvas Nocera. Em particular, o famoso doce Malvasia delle Lipari é produzido na ilha de Salina. É um vinho licoroso, obtido graças à uva aromática e às uvas Corinto Nero. A Malvasia seca também é muito apreciada.
Região Sudeste: No canto sudeste da ilha, na província de Siracusa, encontram-se algumas excelências típicas do território como o Moscato (Passito, vinho espumante e licoroso) e as vinhas Eloro DOC (com Frappato, Pignatello, Nero d'Avola e Pachino, enquanto Cerasuolo di Vittoria (o único DOCG siciliano) e Rosso di Pachino (obtido das uvas Nero d'Avola) são produzidos na província de Ragusa, conhecida por sua produção de tintos estruturados feitos com uvas Nero d'Avola e Frappato.
A região Central: Ao centro da ilha, nas províncias de Enna, Caltanissetta e Agrigento, crescem as vinhas nativas Ansonica, Catarratto, Grecanico, Grillo e Nero d'Avola, especialmente nas áreas de Butera, Riesi, Mazzarino e Contessa Entellina; juntamente com castas italianas e internacionais como Fiano, Chardonnay, Viognier, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. A província de Palermo é conhecida pelos vinhos brancos finos (Grillo, Catarratto e Inzolia) e pelos tintos (Cabernet, Syrah, Nero d'Avola e Merlot), especialmente aqueles produzidos nos territórios de Partinico, Camporeale e Monreale.
A região Oeste: O território ocidental sempre foi propício ao cultivo de uvas para vinho pelo seu terroir macio e de base calcária, e pela brisa do mar. As primeiras adegas da ilha nasceram nestas áreas, sendo que algumas delas preservaram as antigas adegas históricas como jóias preciosas para visitação. Na província de Trapani, mais da metade das uvas da ilha são lá cultivadas. De particular interesse são alguns vinhos produzidos em Erice, como Alcamo Doc. Em Marsala existe o famoso vinho homônimo, com uma longa e conturbada história e hoje produzido pelas melhores empresas utilizando o varietal Grillo.
Pronto para saborear os vinhos da Sicilia sem sair de casa? Então clique aqui e confira nossa seleção especial da Itália feita cuidadosamente com rótulos escolhidos pela nossa equipe.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024