EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

10 maio, 2022

EXPLORANDO OS VINHOS DE CADA REGIÃO DA SICÍLIA

Em todo o território Siciliano é possível encontrar diferentes vinhos e cultivos por conta da variação climática.

A Sicília é uma das regiões vinícolas mais interessantes da Europa, graças ao seu sol forte, às vinhas nativas e aos seus diferentes terroirs.

Do ponto de vista geográfico e vitícola, a Sicília pode ser dividida em quatro macroáreas: leste, nordeste, sudeste, centro, oeste e ilhas Pantelleria e Favignana. E para explorar os sabores de cada uma destas áreas, preparamos um artigo completo para você conhecer. Confira a seguir.

VARIEDADES:

Região Leste: A região leste é representada pelo Etna, na província de Catania, com suas vinhas nativas subindo até 1100 metros e hospedando Carricante puro usado para produzir Etna Bianco DOC, Nerello Mascalese e Nerello Cappuccio que dão vida ao DOC mais antigo da ilha: Etna Rosso DOC.

Na região Nordeste: No canto nordeste, na província de Messina, é produzido o vinho branco Mamertino Doc. Este é obtido das uvas Ansônica e Grillo, enquanto o vinho tinto vem das uvas Nero d'Avola e das preciosas uvas Nocera. Em particular, o famoso doce Malvasia delle Lipari é produzido na ilha de Salina. É um vinho licoroso, obtido graças à uva aromática e às uvas Corinto Nero. A Malvasia seca também é muito apreciada.

Região Sudeste: No canto sudeste da ilha, na província de Siracusa, encontram-se algumas excelências típicas do território como o Moscato (Passito, vinho espumante e licoroso) e as vinhas Eloro DOC (com Frappato, Pignatello, Nero d'Avola e Pachino, enquanto Cerasuolo di Vittoria (o único DOCG siciliano) e Rosso di Pachino (obtido das uvas Nero d'Avola) são produzidos na província de Ragusa, conhecida por sua produção de tintos estruturados feitos com uvas Nero d'Avola e Frappato.

A região Central: Ao centro da ilha, nas províncias de Enna, Caltanissetta e Agrigento, crescem as vinhas nativas Ansonica, Catarratto, Grecanico, Grillo e Nero d'Avola, especialmente nas áreas de Butera, Riesi, Mazzarino e Contessa Entellina; juntamente com castas italianas e internacionais como Fiano, Chardonnay, Viognier, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. A província de Palermo é conhecida pelos vinhos brancos finos (Grillo, Catarratto e Inzolia) e pelos tintos (Cabernet, Syrah, Nero d'Avola e Merlot), especialmente aqueles produzidos nos territórios de Partinico, Camporeale e Monreale.

A região Oeste: O território ocidental sempre foi propício ao cultivo de uvas para vinho pelo seu terroir macio e de base calcária, e pela brisa do mar. As primeiras adegas da ilha nasceram nestas áreas, sendo que algumas delas preservaram as antigas adegas históricas como jóias preciosas para visitação. Na província de Trapani, mais da metade das uvas da ilha são lá cultivadas. De particular interesse são alguns vinhos produzidos em Erice, como Alcamo Doc. Em Marsala existe o famoso vinho homônimo, com uma longa e conturbada história e hoje produzido pelas melhores empresas utilizando o varietal Grillo.

A região das ilhas: Finalmente, a sexta área siciliana são as ilhas Favignana e Pantelleria, onde alguns dos melhores vinhos doces da Itália são produzidos e feitos de uvas secas como a Pantelleria Zibibbo, erguida nos terraços típicos da esplêndida ilha mediterrânea.

Pronto para saborear os vinhos da Sicilia sem sair de casa? Então clique aqui e confira nossa seleção especial da Itália feita cuidadosamente com rótulos escolhidos pela nossa equipe.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA
RELAIS CHATEAUX: OS MELHORES HOTEIS PARA CURTIR A FRANÇA

21 abril, 2022

O enoturismo na França está presente de norte a sul. Não importa a região que você pretende visitar, sempre há castelos por perto. No sudoeste do país, fica Bordeaux, a região vinícola mundialmente famosa; em seguida, encontra-se Provence, famosa por seus rosés; no nordeste, o renomado Champagne, com excelentes espumantes; no centro e mais perto de Paris está o Vale do Loire com seus magníficos castelos; e no centro-leste, a famosa Borgonha, outro destino de sonho para os amantes do vinho. Mas onde se hospedar para aproveitar vinho e férias no mesmo pacote? A gente te conta a seguir.

Ver artigo completo

MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO
MEDOC: OPÇÕES PARA SE DIVERTIR NA REGIÃO

19 abril, 2022

Se você está planejando uma visita à região vinícola de Bordeaux, provavelmente irá para o Medoc na margem esquerda ou para Saint Emilion na margem direita, as duas regiões vinícolas mais prestigiadas de Bordeaux. 

Ver artigo completo

OS VINHOS DE BORDEAUX E UM VIAGEM PELA REGIÃO
OS VINHOS DE BORDEAUX E UM VIAGEM PELA REGIÃO

15 abril, 2022

Considerada a área vinícola mais antiga e prestigiada do mundo, a região vinícola de Bordeaux está intimamente ligada à história e ao prestígio da cidade desde a antiguidade. Porta de entrada para as vinhas, Bordeux nos convida a descobrir esta fabulosa região. 

Ver artigo completo