O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL

11 novembro, 2021

O VINHO SYRAH DA CALIFÓRNIA E SEU CRESCIMENTO NO MERCADO GLOBAL

Créditos: Pexels

Como os Syrahs americanos têm se transformado e chamado atenção no mercado vinícola global.

Por muitos anos, a produção californiana de Syrah foi deixada de lado mas com o calibre dos rótulos que saem da Califórnia hoje, essa tendência vem se transformando e ganhando pontos positivos no mercado.

O COMEÇO DA SYRAH NA CALIFÓRNIA: Embora haja registros de plantações de Syrah no estado desde o final do século 19, realmente não foi até a década de 1970 que os vinhos Syrah começaram a surgir na Califórnia com uma intenção específica. Essa intenção foi motivada por um interesse crescente pelos vinhos do Rhône nos Estados Unidos. Graças a importadores influentes como Kermit Lynch, os vinhos do Rhône de grandes denominações como Hermitage, Côte-Rôtie e Châteauneuf-du-Pape começaram a ser disponibilizados nos Estados Unidos. Esses vinhos inspiraram um grupo de vanguarda de vinicultores da Califórnia a começar a fazer experiências com Syrah e outras variedades do Rhône em seu próprio solo.

De Sonoma County a Santa Bárbara, a Califórnia se tornou um viveiro excepcional para Syrah. Enólogos talentosos como Pax Mahle, Ehren Jordan, Morgan Twain-Peterson e Sashi Moorman encontraram o ponto ideal e estão melhorando a cada safra a produção vinícola de Syrah do estado. Com o aprendizado das últimas décadas, a nova geração de vinicultores da Califórnia ganhou uma compreensão de onde a uva Syrah prospera e como deve (e não deve) ser manuseada. Os produtores estão procurando climas mais frios e vinhas mais velhas, e utilizando técnicas de vinificação de baixa intervenção. Embora o norte do Ródano ainda seja o berço da Syrah, não há dúvida de que a nova Califórnia está dando ao velho mundo uma corrida por seu dinheiro.

Os produtores têm se concentrado em buscar vinhedos antigos, vinhas velhas e combinações de campo. Através desta busca, eles identificaram alguns vinhedos de destaque e começaram uma produção de vinhos Syrah realmente surpreendente. Este movimento de mudança começou em 2007 e vem atraindo muitas vinícolas familiares. Estas pequenas empresas estão exibindo alguns dos melhores vinhos Syrah hoje, não apenas internamente nos Estados Unidos, mas no mundo todo, mostrando que a Califórnia pode produzir vinhos tão bons quanto Rhône quando se trata de Syrah.

Se você ainda não experimentou, ou ainda, quer conhecer outras variedades de rótulos de Syrah produzidos na Califórnia, acesse nossa sessão especial clicando aqui. E caso tenha gostado deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.

 

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH
O SABOR EXCEPCIONAL DOS VINHOS CHILENOS - DA UVA CABERNET A DELICIOSA SYRAH

10 novembro, 2021

Como o Syrah Chileno vem ganhando cada vez mais destaque em um dos países mais promissores do Novo Mundo.

Ver artigo completo

POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO
POR QUE O SHIRAZ AUSTRALIANO É CONSIDERADO UM DOS MELHORES DO MUNDO

05 novembro, 2021

Não obedecendo à tradição, os vinicultores australianos são curiosos por natureza e continuam a experimentar e inovar na busca por qualidade da "bebida". As técnicas na vinha e na adega evoluíram, ajudando a realçar a frescura, a fruta e o perfume de Shiraz.

Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA UVA SYRAH
A HISTÓRIA DA UVA SYRAH

02 novembro, 2021

De origem incerta, a uva Syrah se torna uma opção saborosa e versátil na produção vinícola.

Existem muitas teorias que atribuem diferentes origens à casta das uvas Syrah. Alguns teóricos afirmam que a Syrah teve início no sul da França, com a mistura de outras duas variedades. Outros argumentam que sua origem é jordaniana, e outros que sua origem está inserida na cidade persa de Shiraz.

Ver artigo completo