SAIBA MAIS SOBRE A UVA BARBERA

13 abril, 2021

SAIBA MAIS SOBRE A UVA BARBERA

Créditos: Freepik

Um guia para a história, características e combinações para a uva italiana para vinho Barbera.

Por um preço justo e muito fácil de se encontrar na Europa, o Barbera é produzido das mesmas colinas que fazem alguns dos melhores vinhos da Itália. Os vinhos Barbera são vinhos tintos suculentos e de corpo leve que podem ser considerados como a resposta italiana ao francês Beaujolais. O Barbera é um vinho tradicional e robusto de um povo que está passando por um renascimento com mais exemplares bem feitos chegando ao mercado.

O QUE É BARBERA: Barbera (às vezes chamada de “barbara”) é uma variedade de uva de vinho tinto amplamente plantada no norte da Itália. No início do século XX, era a terceira uva vermelha mais plantada na Itália, mas sua área plantada está diminuindo, à medida que quantidades menores de vinhos de maior qualidade estão sendo produzidas atualmente.

A HISTÓRIA: Tradicionalmente, a Barbera era usada para fazer vinhos do dia-a-dia baratos e fáceis de beber, que eram engarrafados e vendidos na Itália, mas raramente considerados especiais o suficiente para serem exportados para outro lugar na Europa ou no mundo. Antigamente, a Barbera era misturada com uvas vermelhas mais tânicas do sul da Itália em vinhos a granel, o que significava que os consumidores não tinham uma boa ideia do sabor da Barbera sozinha.

Em meados da década de 1970, Michele Chiarlo em Asti foi um dos primeiros produtores a tentar elevar a Barbera de uma uva à granel a uma variedade digna de consideração. Barbera tem uma acidez naturalmente alta, então Chiarlo usava a fermentação em seus vinhos, uma técnica que transforma o ácido málico em ácido lático mais macio. Este processo é padrão em vinhos tintos premium, mas não tinha sido usado em Barbera no passado. Em vez de misturar a Barbera com outras uvas, Chiarlo produziu Barbera como um vinho varietal, o que aumentou seu reconhecimento e popularidade.

OS VINHOS COM A UVA BARBERA: A Barbera é geralmente transformada em vinhos tintos secos. Para o italiano Vino da Tavola (que significa “vinho de mesa”), a Barbera é ainda misturada com uvas mais tânicas do sul da Itália para fazer vinho barato a granel. A maioria dos consumidores de Barbera vê nas prateleiras, entretanto, um vinho varietal de Barbera, às vezes misturado com uma pequena porcentagem das uvas francesas Cabernet Sauvignon ou Merlot.

  • Barbera d'Asti e d’Alba: Barbera d'Asti, um vinho da cidade de Asti, e Barbera d'Alba da cidade de Alba e arredores nas colinas do Piemonte, são os vinhos Barbera mais famosos e deliciosos da Itália. Asti é considerado um pouco mais delicado e feminino, enquanto os Barbera d’Alba devem ser envelhecidos um pouco mais para amadurecer sua acidez. A designação “superiore”, por exemplo em Barbera d'Asti Superiore, indica pelo menos 12 meses de envelhecimento antes do lançamento.

 

  • Espumante: a oeste do Piemonte, a região vinícola de Emilia-Romagna é o lar de uma versão espumante única de Barbera que é semelhante ao Lambrusco. É produzido em quantidades muito pequenas e é raro encontrá-lo fora da Itália.

 

Este mês de Abril, os membros do SmartBuy Wine Club podem provara a uva Barbera em suas seleções. E você?  Acesse nosso site e confira.

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

CIDADES VINÍCOLAS DA CALIFÓRNIA: CALISTOGA
CIDADES VINÍCOLAS DA CALIFÓRNIA: CALISTOGA

11 maio, 2021

Uma cidade encantadora e repleta de bons vinhos, em Napa Valley: conheça Calistoga.

Calistoga é uma cidade localizada em Napa Valley, na Califórnia, que pode ser considerada um dos destinos mais lindos do estado para quem ama a cultura vinícola dos Estados Unidos. O nome vem de uma combinação de Califórnia e Saratoga referindo-se a Saratoga Springs, Nova York, que é famosa na costa leste por suas fontes termais.

Ver artigo completo

CIDADES VINÍCOLAS DA CALIFÓRNIA: HEALDSBURG
CIDADES VINÍCOLAS DA CALIFÓRNIA: HEALDSBURG

05 maio, 2021

A Califórnia, além de ser um dos estados mais quentes dos Estados Unidos, é também o reduto de uma das produções vinícolas mundiais mais apreciadas do mundo. Mas muito além disso, é preciso olhar para os endereços onde estes vinhos são produzidos e, acessar alguns dos locais mais charmosos e interessantes para se tomar um bom vinho. Healdsburg é um destes pontos que precisam ser explorados, e é esta linda cidade vinícola que conheceremos a seguir, neste artigo.

Ver artigo completo

A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA
A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

30 abril, 2021

A trajetória de uma das uvas mais famosas da Califórnia.

A Syrah é uma variedade de uva nobre que pode produzir alguns vinhos sérios e de longa duração. Escuro e encorpado, os vinhos feitos a partir da Syrah possuem aroma e sabor típicos da uva que incluem amora, cassis, pimenta do reino, bacon e fumo. Neste artigo, você confere todas as curiosidades a respeito da uva Syrah e a sua vinificação estabelecida no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Ver artigo completo