outubro 19, 2022
Trajetória
A Zinfandel é considerada por alguns como a “uva da América”, mas na verdade, como muitos imigrantes, ela fez um longo percurso da sua terra natal, a Croácia, até a Califórnia, nos EUA, incluindo uma longa parada na Puglia, Itália.
Parentesco italiano
As primeiras evidências da presença da Zinfandel nos EUA datam de cerca de 1820 quando um viticultor introduziu a uva em sua estufa de Long Island. Em 1829 a uva apareceu pela primeira vez em um catálogo com o nome de Zinfardel. A grafia Zinfandel foi adotada a partir de 1852.
Em 1967 um funcionário do Departamento de Agricultura Americano (ARS) visitou a Puglia, provou um vinho de Primitivo e percebeu a semelhança entre o vinho e a planta com a Zinfandel dos EUA. No entanto, a confirmação de que as duas eram a mesma só veio em 1975 pela Universidade de Davis, na California. Em 1994 o parentesco foi definitivamente provado através de um exame de DNA.
O “Zinquest”
Em 1998, alguns enólogos da Califórnia iniciaram o que ficou conhecido como “Zinquest”, uma investigação com a intenção de buscar na Croácia os antepassados da tão apreciada Zinfandel, porém a comparação de DNA só foi bem sucedida em 2002 com a comparação a uma variedade existente num jardim de uma senhora idosa que chamava a variedade de Pribidrag e não Tribidrag, o nome mais conhecido da uva em sua terra de nascimento.
Sucesso na América
A Primitivo passou por uma fase difícil na Itália durante os anos 90 quando muitos viticultores decidiram substituir suas vinhas velhas. Enquanto isto do outro lado do Atlântico, a Primitivo, chamada de Zinfandel ganhava fama e o coração dos americanos. Em 2008 havia 29.777 hectares de Zinfandel, e ela se tornava a segunda uva tinta mais plantada da California.
Repare que ao contrário do que muita gente pensa, o popular White Zinfandel americano não é uma casta ou um vinho branco, ele é um vinho rosé. Aqui você encontra um artigo dedicado exclusivamente ao White Zinfandel.
Os americanos gostam tanto da Zinfandel que ela tem até um dia só para ela: o Dia Nacional da Zinfandel, a 3ª quarta-feira de novembro, bem pertinho do celebrado Dia de Ação de Graças.
Terroir
Definitivamente a Califórnia adotou a Zinfandel e 3 de suas apelações têm destaque: Lodi, North Coast e Sierra Foothills.
Lodi
Mesmo que Puglia esteja a 6.400 milhas de Lodi, parece estranhamente semelhante à Puglia, na Itália, a não ser pela sua incrível quantidade de videiras antigas de Zinfandel.
O clima é mediterrâneo com dias quentes e noites frias devido a influência moderadora da baía de São Francisco. A brisa do Rio Sacramento funciona como ar condicionado natural. Os solos são arenosos com um pouco de argila. As terras são mais altas e recebem a água que desce de Sierra Foothills.
North Coast
A neblina e as brisas oceânicas dão aos vinhos frescor e uma acidez elegante. O destaque aqui vai para os incríveis exemplares de Dry Creek, Rockpile, Alexander Valley e o Russian River Valley. O solo vulcânico de Napa Valley dá origem a notas defumadas aos seus Zinfandéis.
Sierra Foothills
Depois da Lei Seca restou apenas 1 vinícola das 100 que haviam no local e as videiras, muitas delas de Zinfandel haviam sido completamente abandonadas. No entanto, devido ao baixo preço da terra, não valia a pena arrancar as videiras e assim a Califórnia preservou mais um de seus tesouros: videiras antigas de Zinfandel.
Você pode escolher seu exemplar pontuado de Zinfandel aqui https://www.smartbuywines.com.br/search?q=zinfandel
Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024