UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

05 outubro, 2021

UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

Créditos: PX Here

Os blends franceses são mais comuns e saborosos do que se imagina: confira alguns destes sabores no artigo a seguir.

Muitos dos vinhos mais populares e célebres apreciados hoje são, na verdade, feitos a partir de uma mistura de vários tipos de uvas. O blend é uma técnica que os vinicultores usam para controlar e desenvolver o sabor de um vinho e requer um conhecimento profundo dos princípios da vinificação e das qualidades das uvas para ser realizada com sucesso. Um processo de mistura cuidadoso garante que os sabores se combinem e se combinem em um todo harmonioso que é muito mais do que a soma de suas partes. A seguir, conheça alguns vinhos que estão entre os blends mais famosos da atualidade.

BORDEUX: O vinho tinto de Bordeaux é uma mistura conhecida e valorizada da região francesa de Bordeaux. É feito pela combinação de Cabernet Sauvignon e Merlot em várias proporções, dependendo da vinícola específica que faz o blend. As vinícolas localizadas na margem esquerda do Gironde, que passa pelo meio da região de Bordeaux, adicionam uma proporção maior de Cabernet Sauvignon. Essa técnica resulta em um vinho que é tipicamente mais ácido e contém mais taninos. CHAMPAGNE: Muitos ficariam surpresos ao saber que este vinho francês por excelência é, na verdade, uma mistura. As uvas utilizadas são cultivadas em toda a região e consistem em Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. O Pinot Noir contribui com fruta, aroma poderoso e estrutura, enquanto o Pinot Meunier produz um bouquet intenso. As uvas Chardonnay adicionam a delicadeza que é a marca registrada de um bom champanhe.
  • Curiosidade: Como o clima e o solo da região de Champagne variam muito, as uvas podem acabar criando uma gama diversificada de vinhos de Champagne. O champanhe pode variar de doce a muito seco. Normalmente, este vinho pode ser apreciado com pratos leves de peixe, queijos e frutas.
COTÊS DU RHÔNE: Nenhuma discussão sobre as famosas combinações de vinhos está completa sem mencionar o clássico vinho Côtes du Rhône do vale do Ródano, na França. Embora a região seja o lar de uma variedade de vinhos, incluindo brancos e rosés, o blend mais famoso é uma combinação de uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre. Este blend de vinhos também pode variar de sabor, com os vinhos da parte norte da região apresentando vinhos mais estruturados e mais secos, e os do sul apresentando sabores mais vivos e frutados. As notas comuns incluem chocolate, especiarias e ameixa. É robusto sem ser opressor e pode ser combinado com vegetais, frango, salmão ou porco. BLENDS FRANCESES: Agora que você já conhece quais são as melhores opções de Blends da França, que tal programar uma viagem para o Sul da França ou aproveitar e degustar bons blends clicando aqui.  Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário nesta publicação para que o nosso time de especialistas possa lhe ajudar ou mande um email! Até mais.



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

20 junho, 2022

Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

Ver artigo completo

UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

20 junho, 2022

As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

Ver artigo completo

JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO
JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

14 junho, 2022

Ver artigo completo