UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

05 outubro, 2021

UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

Créditos: PX Here

Os blends franceses são mais comuns e saborosos do que se imagina: confira alguns destes sabores no artigo a seguir.

Muitos dos vinhos mais populares e célebres apreciados hoje são, na verdade, feitos a partir de uma mistura de vários tipos de uvas. O blend é uma técnica que os vinicultores usam para controlar e desenvolver o sabor de um vinho e requer um conhecimento profundo dos princípios da vinificação e das qualidades das uvas para ser realizada com sucesso. Um processo de mistura cuidadoso garante que os sabores se combinem e se combinem em um todo harmonioso que é muito mais do que a soma de suas partes. A seguir, conheça alguns vinhos que estão entre os blends mais famosos da atualidade.

BORDEUX: O vinho tinto de Bordeaux é uma mistura conhecida e valorizada da região francesa de Bordeaux. É feito pela combinação de Cabernet Sauvignon e Merlot em várias proporções, dependendo da vinícola específica que faz o blend. As vinícolas localizadas na margem esquerda do Gironde, que passa pelo meio da região de Bordeaux, adicionam uma proporção maior de Cabernet Sauvignon. Essa técnica resulta em um vinho que é tipicamente mais ácido e contém mais taninos. CHAMPAGNE: Muitos ficariam surpresos ao saber que este vinho francês por excelência é, na verdade, uma mistura. As uvas utilizadas são cultivadas em toda a região e consistem em Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. O Pinot Noir contribui com fruta, aroma poderoso e estrutura, enquanto o Pinot Meunier produz um bouquet intenso. As uvas Chardonnay adicionam a delicadeza que é a marca registrada de um bom champanhe.
  • Curiosidade: Como o clima e o solo da região de Champagne variam muito, as uvas podem acabar criando uma gama diversificada de vinhos de Champagne. O champanhe pode variar de doce a muito seco. Normalmente, este vinho pode ser apreciado com pratos leves de peixe, queijos e frutas.
COTÊS DU RHÔNE: Nenhuma discussão sobre as famosas combinações de vinhos está completa sem mencionar o clássico vinho Côtes du Rhône do vale do Ródano, na França. Embora a região seja o lar de uma variedade de vinhos, incluindo brancos e rosés, o blend mais famoso é uma combinação de uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre. Este blend de vinhos também pode variar de sabor, com os vinhos da parte norte da região apresentando vinhos mais estruturados e mais secos, e os do sul apresentando sabores mais vivos e frutados. As notas comuns incluem chocolate, especiarias e ameixa. É robusto sem ser opressor e pode ser combinado com vegetais, frango, salmão ou porco. BLENDS FRANCESES: Agora que você já conhece quais são as melhores opções de Blends da França, que tal programar uma viagem para o Sul da França ou aproveitar e degustar bons blends clicando aqui.  Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário nesta publicação para que o nosso time de especialistas possa lhe ajudar ou mande um email! Até mais.



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo