UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

05 outubro, 2021

UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

Créditos: PX Here

Os blends franceses são mais comuns e saborosos do que se imagina: confira alguns destes sabores no artigo a seguir.

Muitos dos vinhos mais populares e célebres apreciados hoje são, na verdade, feitos a partir de uma mistura de vários tipos de uvas. O blend é uma técnica que os vinicultores usam para controlar e desenvolver o sabor de um vinho e requer um conhecimento profundo dos princípios da vinificação e das qualidades das uvas para ser realizada com sucesso. Um processo de mistura cuidadoso garante que os sabores se combinem e se combinem em um todo harmonioso que é muito mais do que a soma de suas partes. A seguir, conheça alguns vinhos que estão entre os blends mais famosos da atualidade.

BORDEUX: O vinho tinto de Bordeaux é uma mistura conhecida e valorizada da região francesa de Bordeaux. É feito pela combinação de Cabernet Sauvignon e Merlot em várias proporções, dependendo da vinícola específica que faz o blend. As vinícolas localizadas na margem esquerda do Gironde, que passa pelo meio da região de Bordeaux, adicionam uma proporção maior de Cabernet Sauvignon. Essa técnica resulta em um vinho que é tipicamente mais ácido e contém mais taninos.

CHAMPAGNE: Muitos ficariam surpresos ao saber que este vinho francês por excelência é, na verdade, uma mistura. As uvas utilizadas são cultivadas em toda a região e consistem em Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. O Pinot Noir contribui com fruta, aroma poderoso e estrutura, enquanto o Pinot Meunier produz um bouquet intenso. As uvas Chardonnay adicionam a delicadeza que é a marca registrada de um bom champanhe.

  • Curiosidade: Como o clima e o solo da região de Champagne variam muito, as uvas podem acabar criando uma gama diversificada de vinhos de Champagne. O champanhe pode variar de doce a muito seco. Normalmente, este vinho pode ser apreciado com pratos leves de peixe, queijos e frutas.

COTÊS DU RHÔNE: Nenhuma discussão sobre as famosas combinações de vinhos está completa sem mencionar o clássico vinho Côtes du Rhône do vale do Ródano, na França. Embora a região seja o lar de uma variedade de vinhos, incluindo brancos e rosés, o blend mais famoso é uma combinação de uvas Grenache, Syrah e Mourvèdre. Este blend de vinhos também pode variar de sabor, com os vinhos da parte norte da região apresentando vinhos mais estruturados e mais secos, e os do sul apresentando sabores mais vivos e frutados. As notas comuns incluem chocolate, especiarias e ameixa. É robusto sem ser opressor e pode ser combinado com vegetais, frango, salmão ou porco.

BLENDS FRANCESES: Agora que você já conhece quais são as melhores opções de Blends da França, que tal programar uma viagem para o Sul da França ou aproveitar e degustar bons blends clicando aqui.  Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário nesta publicação para que o nosso time de especialistas possa lhe ajudar ou mande um email! Até mais.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

Vinhos de Corte - arte dos blends
Vinhos de Corte - arte dos blends

04 outubro, 2021

Os blends de vinho oferecem mais complexidade do que os vinhos de uma única variedade. Na verdade, alguns dos melhores vinhos do mundo são feitos de uma mistura de uvas, em vez de serem produzido com apenas uma única espécie. Ao misturar variedades, os produtores de vinho podem mudar as qualidades de um vinho e torna-lo melhor ou não tão bom assim.

Ver artigo completo

SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES
SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES

15 setembro, 2021

Alguns dos rótulos mais saborosos da terrinha em uma seleção especial para você no SmartBuy Wine Club da SmartBuyWines!

Ver artigo completo

COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O  MUNDO DO VINHO
COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O MUNDO DO VINHO

08 setembro, 2021

A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.

Ver artigo completo