outubro 06, 2022
Você conhece a uva Primitivo ou a Zinfandel americana? Acompanhe este artigo para entender um pouco mais!
Origem da Zinfandel
Seu nome de batismo é Tribidrag, porém quando saiu da Croácia, seu país natal e chegou à Itália, foi chamada de Primitivo. No início do seculo 19, a variedade foi introduzida nos Estados Unidos e mudou novamente de nome, agora para Zinfandel, conquistando assim a América.
Uma uva difícil
Curiosamente, na Europa, aconteceu uma enorme extração de videiras de Primitivo na década de 90, já que a mesma é uma uva relativamente difícil de manejar na vinha. A variedade é suscetível à seca, geadas e problemas na floração. Seus cachos são grandes, com bagas pequenas e cascas finas. Sendo relativamente compactos, são vulneráveis ao míldio e outras pragas da videira.
O nome Primitivo significa algo como "precoce" em italiano, da mesma forma que para os espanhóis o nome da uva Tempranillo está relacionado à maturação antecipada destas uvas. A interpretação de que a uva seria primitiva no sentido de demasiado rústica, menos refinada, é incorreta, mas oriunda do caráter robusto de alguns vinhos elaborados com a Primitivo.
Seus vinhos
Seus sabores e aromas de amora, morango, framboesa e especiarias encantam os enófilos. Normalmente, no nariz você encontrará frutas vermelhas, como morango ou framboesa, nos vinhos de áreas mais frias. Em rótulos de climas mais quentes, os sabores lembram frutas negras, de bosque. Entretanto, tudo depende do quanto as uvas estão maduras no momento da vindima.
Na boca, o vinho se apresenta seco, bastante encorpado, por vezes tânico e com média acidez. Pode se mostrar alcoólico de acordo ao seu local de origem.
Terroirs
Hoje, a Califórnia tem cerca de 17.486 hectares plantados em Lodi, Paso Robles, North Coast e Sierra Foothills enquanto a Itália tem só cerca de 11.000 hectares concentrados na Puglia. Em seu país natal, a Croácia, encontram-se cerca de escassos 70 hectares. (Fonte: Wine Folly)
A Primitivo / Zinfandel também pode ser encontrada na Austrália, Chile, Canadá e África do Sul.
White Zinfandel
Ao contrário do que muita gente pensa, o popular White Zinfandel americano não é uma casta ou um vinho branco, ele é um vinho rosé. Siga nosso blog que logo publicaremos sobre a White Zinfandel!
Harmonização e serviço da Primitivo/ Zinfandel
Vinhos encorpados, cheios de sabor e potência como os elaborados com esta variedade, pedem pratos que tenham força para equilibrá-los. Eles vão muito bem com pizza e calzone, churrasco de costela, cordeiro assado, carnes de caça e hambúrgueres. Na sua tábua de queijos, pense no Gouda. Os vegetarianos podem servir seu Zinfandel/Primitivo com torta de cebola caramelizada, pimentões, tomates, berinjelas, cogumelos e abobrinhas na brasa.
Fique atento à temperatura de serviço, entre 14℃ e 16℃ e, de preferência, decante o vinho por cerca de 30 minutos antes de servi-lo.
Que tal degustar os dois e comparar? Cheers!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
outubro 24, 2024
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024