A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

30 abril, 2021

A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

Créditos: Pixabay

A trajetória de uma das uvas mais famosas da Califórnia.

A Syrah é uma variedade de uva nobre que pode produzir alguns vinhos sérios e de longa duração. Escuro e encorpado, os vinhos feitos a partir da Syrah possuem aroma e sabor típicos da uva que incluem amora, cassis, pimenta do reino, bacon e fumo. Neste artigo, você confere todas as curiosidades a respeito da uva Syrah e a sua vinificação estabelecida no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

UMA VARIEDADE MISTURADA: A Syrah é uma uva originária de um cruzamento de uma variedade negra, Dureza, e uma variedade branca, Mondeuse - ambas com origens na região francesa do Vale do Rhône. A uva também é conhecida como Sirah. Na Austrália e na África do Sul, a variedade é chamada de Shiraz. É importante lembrar que a Syrah não deve ser confundida com Petite Syrah, que é uma variedade de uva diferente, tanto no sabor, quanto na coloração.

DURANTE O SÉCULO XX: Apesar do crescente interesse pelos vinhos do Vale do Rhone – França -, na Califórnia, no início do século XX, o plantio de Syrah, na época, ainda não havia começado. Até o início de 1970, a plantação de Syrah na Califórnia oscilava entre pouco e nada, não passando 10 acres por ano. Os 24 acres plantados em 1975 foram a primeira adição significativa da uva à região, que foram cultivadas por Gary Eberle na Vinícola Estrella River. Em 1988 ainda havia apenas 167 acres de Syrah no total.

A EXPLOSÃO DE SYRAH: No final dos anos 90 e início dos anos 2000, a Syrah saltou do 30º lugar nas plantações do estado para o 7º, atrás apenas de uvas como Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Zinfandel, além do Colombard francês em declínio, mas ainda abundante. As plantações eram em média 2.210 acres por ano, com pico de 3.515 acres em 1997. No início dos anos 2000, a Syrah estava presente em todos os lugares, com mais de 100 acres em 19 condados diferentes da Califórnia.

A MAIOR PLANTAÇÃO DE SYRAH: A maior parte de área plantada de Syrah do estado está localizada no condado de San Luis Obispo, condado de San Joaquin e Madera. A The Rhone Rangers, que é uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos dedicada a popularizar os vinhos varietais americanos Rhône, ajudou a chamar a atenção para os vinhos feitos com Syrah e, atualmente, a uva é uma das mais apreciadas no meio vinícola, principalmente na produção de vinhos americanos – da Califórnia – de qualidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a produção da uva Syrah na Califórnia, que tal acompanhar mais a história dos vinhos americanos? Clique aqui e acesse nossa seleção exclusiva de vinhos americanos, idealizada especialmente para você e aprenda mais.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA
UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

05 outubro, 2021

Os blends franceses são mais comuns e saborosos do que se imagina: confira alguns destes sabores no artigo a seguir.

Ver artigo completo

Vinhos de Corte - arte dos blends
Vinhos de Corte - arte dos blends

04 outubro, 2021

Os blends de vinho oferecem mais complexidade do que os vinhos de uma única variedade. Na verdade, alguns dos melhores vinhos do mundo são feitos de uma mistura de uvas, em vez de serem produzido com apenas uma única espécie. Ao misturar variedades, os produtores de vinho podem mudar as qualidades de um vinho e torna-lo melhor ou não tão bom assim.

Ver artigo completo

SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES
SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES

15 setembro, 2021

Alguns dos rótulos mais saborosos da terrinha em uma seleção especial para você no SmartBuy Wine Club da SmartBuyWines!

Ver artigo completo