A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

30 abril, 2021

A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

Créditos: Pixabay

A trajetória de uma das uvas mais famosas da Califórnia.

A Syrah é uma variedade de uva nobre que pode produzir alguns vinhos sérios e de longa duração. Escuro e encorpado, os vinhos feitos a partir da Syrah possuem aroma e sabor típicos da uva que incluem amora, cassis, pimenta do reino, bacon e fumo. Neste artigo, você confere todas as curiosidades a respeito da uva Syrah e a sua vinificação estabelecida no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

UMA VARIEDADE MISTURADA: A Syrah é uma uva originária de um cruzamento de uma variedade negra, Dureza, e uma variedade branca, Mondeuse - ambas com origens na região francesa do Vale do Rhône. A uva também é conhecida como Sirah. Na Austrália e na África do Sul, a variedade é chamada de Shiraz. É importante lembrar que a Syrah não deve ser confundida com Petite Syrah, que é uma variedade de uva diferente, tanto no sabor, quanto na coloração.

DURANTE O SÉCULO XX: Apesar do crescente interesse pelos vinhos do Vale do Rhone – França -, na Califórnia, no início do século XX, o plantio de Syrah, na época, ainda não havia começado. Até o início de 1970, a plantação de Syrah na Califórnia oscilava entre pouco e nada, não passando 10 acres por ano. Os 24 acres plantados em 1975 foram a primeira adição significativa da uva à região, que foram cultivadas por Gary Eberle na Vinícola Estrella River. Em 1988 ainda havia apenas 167 acres de Syrah no total.

A EXPLOSÃO DE SYRAH: No final dos anos 90 e início dos anos 2000, a Syrah saltou do 30º lugar nas plantações do estado para o 7º, atrás apenas de uvas como Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Zinfandel, além do Colombard francês em declínio, mas ainda abundante. As plantações eram em média 2.210 acres por ano, com pico de 3.515 acres em 1997. No início dos anos 2000, a Syrah estava presente em todos os lugares, com mais de 100 acres em 19 condados diferentes da Califórnia.

A MAIOR PLANTAÇÃO DE SYRAH: A maior parte de área plantada de Syrah do estado está localizada no condado de San Luis Obispo, condado de San Joaquin e Madera. A The Rhone Rangers, que é uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos dedicada a popularizar os vinhos varietais americanos Rhône, ajudou a chamar a atenção para os vinhos feitos com Syrah e, atualmente, a uva é uma das mais apreciadas no meio vinícola, principalmente na produção de vinhos americanos – da Califórnia – de qualidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a produção da uva Syrah na Califórnia, que tal acompanhar mais a história dos vinhos americanos? Clique aqui e acesse nossa seleção exclusiva de vinhos americanos, idealizada especialmente para você e aprenda mais.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

20 junho, 2022

Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

Ver artigo completo

UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

20 junho, 2022

As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

Ver artigo completo

JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO
JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

14 junho, 2022

Ver artigo completo