A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

30 abril, 2021

A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

Créditos: Pixabay

A trajetória de uma das uvas mais famosas da Califórnia.

A Syrah é uma variedade de uva nobre que pode produzir alguns vinhos sérios e de longa duração. Escuro e encorpado, os vinhos feitos a partir da Syrah possuem aroma e sabor típicos da uva que incluem amora, cassis, pimenta do reino, bacon e fumo. Neste artigo, você confere todas as curiosidades a respeito da uva Syrah e a sua vinificação estabelecida no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

UMA VARIEDADE MISTURADA: A Syrah é uma uva originária de um cruzamento de uma variedade negra, Dureza, e uma variedade branca, Mondeuse - ambas com origens na região francesa do Vale do Rhône. A uva também é conhecida como Sirah. Na Austrália e na África do Sul, a variedade é chamada de Shiraz. É importante lembrar que a Syrah não deve ser confundida com Petite Syrah, que é uma variedade de uva diferente, tanto no sabor, quanto na coloração.

DURANTE O SÉCULO XX: Apesar do crescente interesse pelos vinhos do Vale do Rhone – França -, na Califórnia, no início do século XX, o plantio de Syrah, na época, ainda não havia começado. Até o início de 1970, a plantação de Syrah na Califórnia oscilava entre pouco e nada, não passando 10 acres por ano. Os 24 acres plantados em 1975 foram a primeira adição significativa da uva à região, que foram cultivadas por Gary Eberle na Vinícola Estrella River. Em 1988 ainda havia apenas 167 acres de Syrah no total.

A EXPLOSÃO DE SYRAH: No final dos anos 90 e início dos anos 2000, a Syrah saltou do 30º lugar nas plantações do estado para o 7º, atrás apenas de uvas como Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir e Zinfandel, além do Colombard francês em declínio, mas ainda abundante. As plantações eram em média 2.210 acres por ano, com pico de 3.515 acres em 1997. No início dos anos 2000, a Syrah estava presente em todos os lugares, com mais de 100 acres em 19 condados diferentes da Califórnia.

A MAIOR PLANTAÇÃO DE SYRAH: A maior parte de área plantada de Syrah do estado está localizada no condado de San Luis Obispo, condado de San Joaquin e Madera. A The Rhone Rangers, que é uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos dedicada a popularizar os vinhos varietais americanos Rhône, ajudou a chamar a atenção para os vinhos feitos com Syrah e, atualmente, a uva é uma das mais apreciadas no meio vinícola, principalmente na produção de vinhos americanos – da Califórnia – de qualidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a produção da uva Syrah na Califórnia, que tal acompanhar mais a história dos vinhos americanos? Clique aqui e acesse nossa seleção exclusiva de vinhos americanos, idealizada especialmente para você e aprenda mais.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo