setembro 29, 2020
Créditos: Flickr
A uva de vinho tinto mais apreciada de Portugal, a Touriga Nacional, há muito tempo é apontada por enólogos como uma potencial estrela do vinho português, muito além do vinho do Porto.
A Touriga Nacional é conhecida por fazer vinhos de cor escura, ricos, tânicos e complexos, mais comumente em torno de um grão concentrado de frutas pretas. Embora seja mais conhecida pelo seu papel nos lotes de vinho do Vale do Douro, a Touriga tem atraído comparações com o Cabernet Sauvignon, durante o ressurgimento dos vinhos tintos portugueses não fortificados. Apesar da fama de ter baixos rendimentos e ser difícil de cultivar, a Touriga Nacional também resiste relativamente bem ao calor e tem mostrado resistência às doenças fúngicas em vinhas.
ORIGEM: Poucos contestariam que a Touriga Nacional é a melhor variedade de uva vermelha de Portugal, merecendo um lugar no topo da liga mundial de uvas, ao lado de nomes como Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Nebbiolo. Apesar de ter origem no Norte, espalhou-se por todo o país - encontra-se ao sul no Algarve e no Alentejo, e a oeste nas regiões do Ribatejo / Tejo e Setúbal, competindo com sucesso com a uva local Baga na Bairrada.
SABOR: Ousada e exuberante, a Touriga Nacional é para quem procura vinhos tintos encorpados de climas quentes. Por exemplo, os vinhos secos feitos com Touriga Nacional foram comparados ao grande Napa Cabernet e ao opulento Barossa Shiraz. A única característica que a Touriga Nacional valoriza é o seu tanino forte, um detalhe importantíssimo que suaviza com o envelhecimento.
A Touriga Nacional, na sua ousadia, destaca-se muito bem como vinho de cocktail, mas existem certos alimentos que irão acalmar os seus taninos ousados e realçar a sua exuberância. Opte por alimentos ricos em gordura que possam absorver o tanino, mas mantenha o tempero simples (e não muito salgado) para não oprimir os aromas florais de menta, mexerica e violeta. Uma maneira de fazer isso pode ser suavizar os sabores de um prato principal com um acompanhamento leve, como um molho de iogurte.
PROXIMIDADE COM O CABERNET: Apesar de possuir um envelhecimento muito próximo com sabores atenuados que lembram o Cabernet, a Touriga não possui nenhum parentesco com a vinha de origem francesa, porém, a Touriga Nacional oferece uma outra variedade, descendente do seu sabor atenuado, a Touriga França, que é um cruzamento de duas outras castas indígenas portuguesas para vinho, Mourisco tinto e Touriga Nacional, e possui um sabor mais leve e perfumado do que os vinhos produzidos com a sua uva matriz.
CONCLUINDO: Forte, com sabor marcante e muito deliciosa, a Touriga Nacional é uma das grandes apostas vinícolas para este século. E se você quiser conhecer um pouco mais sobre os sabores desta uva, basta acessar nossa sessão exclusiva de vinhos portugueses e se deliciar com a seleção especial que fizemos para você.
Gostou deste artigo? Então não esqueça de compartilhá-lo. Quer saber mais sobre outras variedades de uvas de origem portuguesa? Siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma novidade.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024
setembro 23, 2024