A UVA TOURIGA NACIONAL E SUA ASSOCIAÇÃO COM A CABERNET

29 setembro, 2020

A UVA TOURIGA NACIONAL E SUA ASSOCIAÇÃO COM A CABERNET

Créditos: Flickr

A uva de vinho tinto mais apreciada de Portugal, a Touriga Nacional, há muito tempo é apontada por enólogos como uma potencial estrela do vinho português, muito além do vinho do Porto.

A Touriga Nacional é conhecida por fazer vinhos de cor escura, ricos, tânicos e complexos, mais comumente em torno de um grão concentrado de frutas pretas. Embora seja mais conhecida pelo seu papel nos lotes de vinho do Vale do Douro, a Touriga tem atraído comparações com o Cabernet Sauvignon, durante o ressurgimento dos vinhos tintos portugueses não fortificados. Apesar da fama de ter baixos rendimentos e ser difícil de cultivar, a Touriga Nacional também resiste relativamente bem ao calor e tem mostrado resistência às doenças fúngicas em vinhas.

ORIGEM: Poucos contestariam que a Touriga Nacional é a melhor variedade de uva vermelha de Portugal, merecendo um lugar no topo da liga mundial de uvas, ao lado de nomes como Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Nebbiolo. Apesar de ter origem no Norte, espalhou-se por todo o país - encontra-se ao sul no Algarve e no Alentejo, e a oeste nas regiões do Ribatejo / Tejo e Setúbal, competindo com sucesso com a uva local Baga na Bairrada.

SABOR: Ousada e exuberante, a Touriga Nacional é para quem procura vinhos tintos encorpados de climas quentes. Por exemplo, os vinhos secos feitos com Touriga Nacional foram comparados ao grande Napa Cabernet e ao opulento Barossa Shiraz. A única característica que a Touriga Nacional valoriza é o seu tanino forte, um detalhe importantíssimo que suaviza com o envelhecimento.

A Touriga Nacional, na sua ousadia, destaca-se muito bem como vinho de cocktail, mas existem certos alimentos que irão acalmar os seus taninos ousados ​​e realçar a sua exuberância. Opte por alimentos ricos em gordura que possam absorver o tanino, mas mantenha o tempero simples (e não muito salgado) para não oprimir os aromas florais de menta, mexerica e violeta. Uma maneira de fazer isso pode ser suavizar os sabores de um prato principal com um acompanhamento leve, como um molho de iogurte.

PROXIMIDADE COM O CABERNET: Apesar de possuir um envelhecimento muito próximo com sabores atenuados que lembram o Cabernet, a Touriga não possui nenhum parentesco com a vinha de origem francesa, porém, a Touriga Nacional oferece uma outra variedade, descendente do seu sabor atenuado, a Touriga França, que é um cruzamento de duas outras castas indígenas portuguesas para vinho, Mourisco tinto e Touriga Nacional, e possui um sabor mais leve e perfumado do que os vinhos produzidos com a sua uva matriz.

CONCLUINDO: Forte, com sabor marcante e muito deliciosa, a Touriga Nacional é uma das grandes apostas vinícolas para este século. E se você quiser conhecer um pouco mais sobre os sabores desta uva, basta acessar nossa sessão exclusiva de vinhos portugueses e se deliciar com a seleção especial que fizemos para você.

Gostou deste artigo? Então não esqueça de compartilhá-lo. Quer saber mais sobre outras variedades de uvas de origem portuguesa? Siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhuma novidade.

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

RENASCIMENTO DOS VINHOS PORTUGUESES
RENASCIMENTO DOS VINHOS PORTUGUESES

26 outubro, 2020

Após um hiato de décadas, Portugal está crescendo novamente no paladar e no gosto dos especialistas de vinho do mundo inteiro.

Ver artigo completo

APRENDENDO A NAVEGAR NA TRADIÇÃO DOS VINHOS DE LISBOA: DICAS PARA CONHECER
APRENDENDO A NAVEGAR NA TRADIÇÃO DOS VINHOS DE LISBOA: DICAS PARA CONHECER

26 outubro, 2020

Ver artigo completo

ALGARVE: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS LINDAS DE PORTUGAL
ALGARVE: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS LINDAS DE PORTUGAL

06 outubro, 2020

Ver artigo completo