NERO D’AVOLA E SYRAH: DOIS TESOUROS DA SICÍLIA

27 maio, 2022

NERO D’AVOLA E SYRAH: DOIS TESOUROS DA SICÍLIA

Créditos: Unsplash

As duas uvas mais famosas e saborosas da Sicília podem ser facilmente confundidas por seus taninos, mas não se engane.

A Sicília é mundialmente famosa por produzir alguns dos melhores vinhos do planeta, além de ser um destino pra lá de deslumbrante quando se trata de enoturismo. Porém, algo que pode causar confusão por estas terras são os vinhos tintos das variedades Syrah e Nero d’Avola. Por isso, preparamos um artigo completo que faz alguns comparativos e pode tirar suas dúvidas em relação a estas duas castas deliciosas.

A COMPARAÇÃO: Nero d'Avola e Syrah são duas variedades de uvas tintas que muitas vezes são comparadas entre si por causa da cor escura de suas cascas e dos sabores que produzem no vinho. A mistura é exclusivamente italiana – já que a Nero d'Avola é cultivada quase exclusivamente na ilha da Sicília – mas mostra uma abordagem italiana moderna à vinificação, e que a uva Syrah, mesmo sendo uma uva francesa, possui a maior produção de todo o país na ilha.

O QUERIDINHO DAS TAÇAS: Profundo, concentrado e tânico são descritores frequentemente aplicados a uva Nero d'Avola, que é a estrela em ascensão da Sicília. A variedade pode ser produzida com ou sem maturação em carvalho, o que acabará por afetar o peso corporal geral e a complexidade do vinho. Os vinhos Nero d'Avola feitos a partir de métodos de produção em aço inoxidável são muito mais leves, mais frescos e focados em sabores brilhantes de frutas vermelhas. Os vinhos Nero d'Avola envelhecidos em barril assumem tons mais ricos, muitas vezes acentuados com um toque de doçura de frutas.

UMA DIFERENÇA:  A uva Syrah é mais amplamente encontrada do que Nero d'Avola , e é cultivada extensivamente em todo o mundo.  Os estilos de Syrah podem variar muito, mas a mistura Nero d'Avola/Syrah da Sicília, é seguro assumir uma certa semelhança entre as opções disponíveis.

  • Curiosidade sobre o sabor: O Syrah Siciliano se assemelha ao estilo do Novo Mundo. Este se concentra mais nos sabores de frutas vermelhas do que na pimenta preta e nas ervas.

Ambas produções podem ser extremamente saborosas, mas vale lembrar que seus tintos são projetados para maturação temporal, ou seja, quanto mais velho, nem sempre melhor. Tanto Syrah, quanto Nero d’Avola se dão melhor com produções para adegas de consumo mais rápido.

As combinações de alimentos para os vinhos Nero d'Avola e Syrah produzidos na Sicília incluem uma boa caponata, costela de porco assada com especiarias e chilli com carne. Curioso para compor este prato? Veja nossa loja com opções de vinhos da Itália!

 

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS
VILA SANTA: A VINÍCOLA DE JOÃO PORTUGAL RAMOS

20 junho, 2022

Conheça a vinícola de João Portugal Ramos, um dos enólogos mais famosos de Portugal.

Ver artigo completo

UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL
UM DOS BERÇOS MAIS IMPORTANTES DO VINHO: CONHEÇA ALENTEJO EM PORTUGAL

20 junho, 2022

As terras de Alentejo, podem ser consideradas como um dos berços da cultura vinícola. É longa e ampla a trajetória deste lugar que viveu momentos turbulentos e incertos, seguidos de eras de otimismo e inovação. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre esta região e entender sua ligação com o vinho.

Ver artigo completo

JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO
JOÃO PORTUGUAL RAMOS: O ENÓLOGO QUE LEVA O NOME E O SABOR DOS VINHOS PORTUGUESES PARA O MUNDO

14 junho, 2022

Ver artigo completo