maio 27, 2022
Créditos: Unsplash
As duas uvas mais famosas e saborosas da Sicília podem ser facilmente confundidas por seus taninos, mas não se engane.
A Sicília é mundialmente famosa por produzir alguns dos melhores vinhos do planeta, além de ser um destino pra lá de deslumbrante quando se trata de enoturismo. Porém, algo que pode causar confusão por estas terras são os vinhos tintos das variedades Syrah e Nero d’Avola. Por isso, preparamos um artigo completo que faz alguns comparativos e pode tirar suas dúvidas em relação a estas duas castas deliciosas.
A COMPARAÇÃO: Nero d'Avola e Syrah são duas variedades de uvas tintas que muitas vezes são comparadas entre si por causa da cor escura de suas cascas e dos sabores que produzem no vinho. A mistura é exclusivamente italiana – já que a Nero d'Avola é cultivada quase exclusivamente na ilha da Sicília – mas mostra uma abordagem italiana moderna à vinificação, e que a uva Syrah, mesmo sendo uma uva francesa, possui a maior produção de todo o país na ilha.
O QUERIDINHO DAS TAÇAS: Profundo, concentrado e tânico são descritores frequentemente aplicados a uva Nero d'Avola, que é a estrela em ascensão da Sicília. A variedade pode ser produzida com ou sem maturação em carvalho, o que acabará por afetar o peso corporal geral e a complexidade do vinho. Os vinhos Nero d'Avola feitos a partir de métodos de produção em aço inoxidável são muito mais leves, mais frescos e focados em sabores brilhantes de frutas vermelhas. Os vinhos Nero d'Avola envelhecidos em barril assumem tons mais ricos, muitas vezes acentuados com um toque de doçura de frutas.
UMA DIFERENÇA: A uva Syrah é mais amplamente encontrada do que Nero d'Avola , e é cultivada extensivamente em todo o mundo. Os estilos de Syrah podem variar muito, mas a mistura Nero d'Avola/Syrah da Sicília, é seguro assumir uma certa semelhança entre as opções disponíveis.
Ambas produções podem ser extremamente saborosas, mas vale lembrar que seus tintos são projetados para maturação temporal, ou seja, quanto mais velho, nem sempre melhor. Tanto Syrah, quanto Nero d’Avola se dão melhor com produções para adegas de consumo mais rápido.
As combinações de alimentos para os vinhos Nero d'Avola e Syrah produzidos na Sicília incluem uma boa caponata, costela de porco assada com especiarias e chilli com carne. Curioso para compor este prato? Veja nossa loja com opções de vinhos da Itália!
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024