março 17, 2021
Créditos: Unsplash
A França é atualmente o segundo maior país produtor de vinho do mundo, produzindo cerca de 6 bilhões de garrafas a cada ano. Mas existem alguns segredos e curiosidades sobre este país do velho mundo que é importantíssimo na história do vinho mundial que, talvez, você ainda não saiba. A seguir, você confere algumas informações importantes sobre o vinho francês.
ENTENDENDO O RÓTULO: A maioria das garrafas de vinho francesas enfatizam a região ou denominação onde foram produzidas antes das variedades de uvas com as quais foram feitas no rótulo. Por exemplo, um vinho chamado “Chablis” é um Chardonnay, mas leva o nome da denominação na França onde é feito. Então, quando você olha para um rótulo de vinho francês, a primeira coisa a notar é a região ou denominação onde o vinho foi feito - esta é a melhor maneira de determinar quais uvas estão na garrafa.
A MISTURA DE UVAS É COMUM NA FRANÇA: Esse sistema de nomenclatura também funciona bem porque muitos vinhos franceses são misturas, ao invés de variedades (vinhos feitos principalmente de um tipo de uva). Você sabia que os vinhos tintos de Bordeaux geralmente são misturas de Merlot e Cabernet? O sul da França também produz muitas misturas de tintos, principalmente na região de Languedoc, onde misturas de uvas como Syrah, Grenache, Mourvèdre e Carignan são comuns.
O BERÇO DAS UVAS: Embora uvas como Chardonnay e Cabernet sejam comuns na Califórnia, seu lar original era a França. Outras uvas conhecidas nativas da França incluem a Malbec, que cresce em Bordeaux, Cahors e Languedoc; Cinsault, encontrada em Languedoc, Southern Rhône e Provence; e Merlot, também cultivada em Languedoc, Bordeaux e partes do sudoeste da França.
LANGUEDOC: Languedoc é a maior região produtora de vinho da França, tanto em área quanto em volume de vinho produzido. Abrangendo 560.000 acres ao longo da costa mediterrânea da Espanha no sul até a Provença no leste, a região produz 14,3 milhões de caixas de vinho anualmente. Todo esse terreno permite uma grande diversidade de vinhos e estilos, enquanto a proximidade com o Mar Mediterrâneo significa consistência vintage, perfis de sabor exuberantes e uma abundância de produção de vinho orgânico.
PERFEITO PARA AS REFEIÇÕES: Tradicionalmente, o vinho francês sempre foi servido com a comida. Só recentemente é que começamos a beber vinhos por conta própria. A diversidade de vinhos produzidos na região de Languedoc significa que há o vinho perfeito para cada refeição, não importa o que você esteja cozinhando.
Saiba mais sobre os vinhos franceses, acesse nossas redes sociais e confira todos os nossos conteúdos exclusivos, preparados especialmente para você.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
agosto 13, 2024
agosto 13, 2024
julho 18, 2024