O VINHO FRANCÊS E AS SUAS PECULIARIDADES: CONHEÇA TUDO AQUI!

17 março, 2021

O VINHO FRANCÊS E AS SUAS PECULIARIDADES: CONHEÇA TUDO AQUI!

Créditos: Unsplash

A França é atualmente o segundo maior país produtor de vinho do mundo, produzindo cerca de 6 bilhões de garrafas a cada ano. Mas existem alguns segredos e curiosidades sobre este país do velho mundo que é importantíssimo na história do vinho mundial que, talvez, você ainda não saiba. A seguir, você confere algumas informações importantes sobre o vinho francês.

ENTENDENDO O RÓTULO: A maioria das garrafas de vinho francesas enfatizam a região ou denominação onde foram produzidas antes das variedades de uvas com as quais foram feitas no rótulo. Por exemplo, um vinho chamado “Chablis” é um Chardonnay, mas leva o nome da denominação na França onde é feito. Então, quando você olha para um rótulo de vinho francês, a primeira coisa a notar é a região ou denominação onde o vinho foi feito - esta é a melhor maneira de determinar quais uvas estão na garrafa.

A MISTURA DE UVAS É COMUM NA FRANÇA: Esse sistema de nomenclatura também funciona bem porque muitos vinhos franceses são misturas, ao invés de variedades (vinhos feitos principalmente de um tipo de uva). Você sabia que os vinhos tintos de Bordeaux geralmente são misturas de Merlot e Cabernet? O sul da França também produz muitas misturas de tintos, principalmente na região de Languedoc, onde misturas de uvas como Syrah, Grenache, Mourvèdre e Carignan são comuns.

O BERÇO DAS UVAS: Embora uvas como Chardonnay e Cabernet sejam comuns na Califórnia, seu lar original era a França. Outras uvas conhecidas nativas da França incluem a Malbec, que cresce em Bordeaux, Cahors e Languedoc; Cinsault, encontrada em Languedoc, Southern Rhône e Provence; e Merlot, também cultivada em Languedoc, Bordeaux e partes do sudoeste da França.

LANGUEDOC: Languedoc é a maior região produtora de vinho da França, tanto em área quanto em volume de vinho produzido. Abrangendo 560.000 acres ao longo da costa mediterrânea da Espanha no sul até a Provença no leste, a região produz 14,3 milhões de caixas de vinho anualmente. Todo esse terreno permite uma grande diversidade de vinhos e estilos, enquanto a proximidade com o Mar Mediterrâneo significa consistência vintage, perfis de sabor exuberantes e uma abundância de produção de vinho orgânico.

  • Vinhos bons e baratos na região: Existem muitos lugares em Languedoc onde vinhos especiais específicos que são econômicos. Ali  você pode conseguir uma garrafa de vinho de alta qualidade realmente boa por uma fração do que custaria em outro lugar, uma verdadeira oportunidade.

PERFEITO PARA AS REFEIÇÕES: Tradicionalmente, o vinho francês sempre foi servido com a comida. Só recentemente é que começamos a beber vinhos por conta própria. A diversidade de vinhos produzidos na região de Languedoc significa que há o vinho perfeito para cada refeição, não importa o que você esteja cozinhando.

Saiba mais sobre os vinhos franceses, acesse nossas redes sociais e confira todos os nossos conteúdos exclusivos, preparados especialmente para você.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES
SELEÇÃO SMART BUY WINES: OS MELHORES VINHOS PORTUGUESES

15 setembro, 2021

Alguns dos rótulos mais saborosos da terrinha em uma seleção especial para você no SmartBuy Wine Club da SmartBuyWines!

Ver artigo completo

COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O  MUNDO DO VINHO
COMO PORTUGAL ESTÁ MEXENDO COM O MUNDO DO VINHO

08 setembro, 2021

A mais famosa região vinícola do mundo? Se você está pensando em Bordeaux, Burgundy ou Napa Valley, pode ser hora de pensar novamente. Ao longo dos anos, os vinhos portugueses tiveram muita importância em todo o planeta. O fato é que, depois de uma brusca queda na fama, os vinhos portugueses estão em ascensão e o país não está para brincadeira.

Ver artigo completo

A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO
A PENÍNSULA DE SETUBAL EM PORTUGAL E SUA LIGAÇÃO COM O VINHO

07 setembro, 2021

Uma região que se destaca pelos sabores do porto e por lindas paisagens: conheça a Península de Setubal.

A cidade de Setúbal é o terceiro porto do país, depois do Porto e de Lisboa. A parte antiga da cidade tem origens romanas, uma das mais antigas de Portugal, com muitos pontos de interesse para visitar. Setúbal é também parada obrigatória para quem pretende descobrir a reserva natural do estuário do Sado e claro aproveitar um bom vinho.

Ver artigo completo