OS VINHOS DE SANTA CATARINA

20 agosto, 2019

OS VINHOS DE SANTA CATARINA

OS VINHOS DE SANTA CATARINA

O clima frio, a altitude e o solo pedregoso, colaboraram para que os vinhos de Santa Catarina se destaquem no cenário brasileiro. A altitude elevada e o frio permitem que a colheita das uvas tintas seja feita em março, diferente da Serra Gaúcha que colhe em fevereiro, tornando as uvas mais estruturadas e vinhos com maior corpo e longevidade. Essa junção proporciona o terroir perfeito para que as uvas amadureçam de forma lenta e completa.

Após anos de dedicação nos vinhedos, investimentos em pesquisas e mão de obra qualificada, o estado conquistou um lugar importante quando o assunto são vinhos brasileiros de qualidade.

Em meio às belezas da região, uma grande variedade de uvas crescem espalhadas pelos vinhedos, situados entre 900 e 1.400m acima do nível do mar, garantindo um alto padrão de produção com características próprias dos terrenos de altitude.

Algumas vinícolas da região acreditaram no potencial do enoturismo e investiram em estrutura para não somente vender vinhos, mas realizar tours, visitas, receber hóspedes, etc. Propriedades incríveis, com tecnologia de ponta, alta gastronomia e hotelaria de qualidade fazem da Rota dos Vinhos de Altitude uma viagem inesquecível.

O circuito é composto por 19 vinícolas e dividido em duas regiões produtoras: o Vale do Contestado e a Serra Catarinense. A maioria das vinícolas ficam próximas umas das outras, o que facilita visitar mais de uma propriedade no mesmo dia. A Villa Francioni é uma das mais tradicionais e mais visitadas da região, ela também oferece serviços de hospedagem, possui um bistrô e até uma galeria de arte.

O estado sem dúvidas é uma grande opção para você aliar ótimos vinhos a belas paisagens dentro do seu próprio país!

Espero que tenha gostado do post e conhecer mais sobre os vinhos do Brasil. Continue acompanhando a série dos vinhos brasileiros.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES
A HISTÓRIA DA VINÍCOLA CASTORO CELLARS: UM DIAMANTE DE PASO ROBLES

17 janeiro, 2022

Como quem segue a história do vinho sabe, empresários do vinho são homens e mulheres apaixonados pela bebida, agricultores ou ex-empresários bem sucedidos em outras áreas que resolvem se aventurar pelo mundo dos vinhos por pura paixão e busca de novos desafios.

Niels e Bimmer Udsen não são exceção. Após se cansarem da vida corporativa, resolveram apostar em algo que realmente eram apaixonados quando fundaram sua pequena vinícola em 1983. “Fomos a décima terceira vinícola em Paso Robles”, diz Niels. “Nunca pensei que haveria mais de 300 vinícolas aqui.” Os dois são os fundadores da Castoro Cellars, uma vinícola familiar muito apreciada na região de Paso Robles.

Ver artigo completo

O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS
O IMPACTO DA “LEI DE PROIBIÇÃO” NOS ESTADOS UNIDOS

17 janeiro, 2022

Como as leis de proibição tornaram a produção vinícola difícil nos Estados Unidos.

Todos temos a sorte de viver em uma época em que o vinho está a apenas um clique de distância, mas compreender os eventos históricos que influenciaram a cultura do vinho nos Estados Unidos pode nos dar uma visão e apreciação adicionais. Neste texto, vamos analisar o efeito que a proibição dos EUA teve sobre o vinho e o que isso significa atualmente na produção vinícola daquele país. Confira.

Ver artigo completo

A História de Paso Robles
A História de Paso Robles

12 janeiro, 2022

A história que remonta o passado de Paso Robles e faz desta uma das regiões vinícolas mais importantes do país.

Os visitantes da Costa Central muitas vezes procuram a região de Paso Robles para provar das safras de mais de 200 vinícolas espalhadas pelo local, mas é preciso saber aonde ir, uma vez que esta área é um tanto quanto mais “reservada” por assim dizer, e não possui tantos locais de degustação, quanto em outros lugares da Califórnia.

Ver artigo completo