agosto 20, 2019
OS VINHOS DE SANTA CATARINA
O clima frio, a altitude e o solo pedregoso, colaboraram para que os vinhos de Santa Catarina se destaquem no cenário brasileiro. A altitude elevada e o frio permitem que a colheita das uvas tintas seja feita em março, diferente da Serra Gaúcha que colhe em fevereiro, tornando as uvas mais estruturadas e vinhos com maior corpo e longevidade. Essa junção proporciona o terroir perfeito para que as uvas amadureçam de forma lenta e completa.
Após anos de dedicação nos vinhedos, investimentos em pesquisas e mão de obra qualificada, o estado conquistou um lugar importante quando o assunto são vinhos brasileiros de qualidade.
Em meio às belezas da região, uma grande variedade de uvas crescem espalhadas pelos vinhedos, situados entre 900 e 1.400m acima do nível do mar, garantindo um alto padrão de produção com características próprias dos terrenos de altitude.
Algumas vinícolas da região acreditaram no potencial do enoturismo e investiram em estrutura para não somente vender vinhos, mas realizar tours, visitas, receber hóspedes, etc. Propriedades incríveis, com tecnologia de ponta, alta gastronomia e hotelaria de qualidade fazem da Rota dos Vinhos de Altitude uma viagem inesquecível.
O circuito é composto por 19 vinícolas e dividido em duas regiões produtoras: o Vale do Contestado e a Serra Catarinense. A maioria das vinícolas ficam próximas umas das outras, o que facilita visitar mais de uma propriedade no mesmo dia. A Villa Francioni é uma das mais tradicionais e mais visitadas da região, ela também oferece serviços de hospedagem, possui um bistrô e até uma galeria de arte.
O estado sem dúvidas é uma grande opção para você aliar ótimos vinhos a belas paisagens dentro do seu próprio país!
Espero que tenha gostado do post e conhecer mais sobre os vinhos do Brasil. Continue acompanhando a série dos vinhos brasileiros.
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
setembro 25, 2024
setembro 23, 2024
setembro 23, 2024