QUEM É ROBERT PARKER: O “ADVOGADO DO VINHO”

12 julho, 2022

QUEM É ROBERT PARKER: O “ADVOGADO DO VINHO”

Créditos: The Real Review

Conheça o advogado americano que largou o direito para se dedicar a um verdadeiro império de avaliação vinícola.

Ao redor do mundo, existem muitas escalas que avaliam os mais diversos rótulos de vinho. Algumas pouco conhecidas, outras mega famosas e respeitadas como é o caso da Wine Advocate, uma publicação com mais de 40 anos que é registrada de seis em seis meses, desenvolvida por Robert Parker: o especialista que você irá conhecer a seguir.

QUEM É ROBERT PARKER: Nascido e criado em Maryland, Parker passou 10 anos trabalhando como advogado em Baltimore antes de mudar em tempo integral sua carreira para escrever sobre vinhos em 1984.

  • De onde veio a fama: O boletim Wine Advocate tornou-se conhecido depois que Parker previu com precisão a alta qualidade da safra 1982 de Bordeaux. Logo se tornou uma referência padrão para consumidores de vinhos finos nos Estados Unidos.

COM O TEMPO: Em 2006, Parker escolheu um grupo de experts para cobrir a maioria das regiões vinícolas do mundo em seu lugar. Em dezembro de 2012, Parker se afastou de seu cargo no The Wine Advocate, nomeando Lisa Perrotti-Brown como a nova editora-chefe do periódico. Ele se aposentou formalmente em 2019. Em 2017, a Michelin adquiriu uma participação de 40% na Robert Parker Wine Advocate e, em 2019, a Michelin tornou-se a única proprietária da empresa.

  • Hoje em dia: Em dezembro de 2021, Perrotti-Brown deixou o cargo de editor-chefe e o ex-editor-chefe Joe Czerwinski tornou-se o novo editor-chefe. Atualmente, a Robert Parker Wine Advocate emprega nove revisores de vinho.

ENTENDENDO COMO FUNCIONA: Acredita-se que o Wine Advocate tenha um efeito profundo, tanto nos preços quanto na demanda do mercado por vinhos finos em todo o mundo, particularmente, os rótulos das regiões preferidas da Parker, como Napa Valley e Bordeaux. Hoje, uma "pontuação Parker de 100 pontos" podem dar prestigio absoluto a uma marca de vinho (e pontuações baixas podem quebrá-la).

COMO FUNCIONA A ESCALA: Ao longo dos anos, Robert Parker desenvolveu uma escala para avaliar rótulos de vinhos ao redor do mundo. Confira abaixo a denotação, de acordo com as notas:

  • 96–100 – Extraordinário
  • 90–95 – Excelente
  • 80–89 – Pouco acima da média a muito bom
  • 70–79 – Média
  • 60–69 – Abaixo da média
  • 50–59 – Inaceitável

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a criação e a contribuição de Robert Parker para o desenvolvimento vinícola do mundo, que tal experimentar alguns rótulos bem avaliados pelo Wine Advocate? Clique aqui e acesse. Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais.

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

OS ENCANTOS DO PINOT NOIR: A PRODUÇÃO AMERICANA
OS ENCANTOS DO PINOT NOIR: A PRODUÇÃO AMERICANA

18 agosto, 2022

Ver artigo completo

OS ENCANTOS DO PINOT NOIR: A PRODUÇÃO FRANCESA
OS ENCANTOS DO PINOT NOIR: A PRODUÇÃO FRANCESA

18 agosto, 2022

Sendo o berço do Pinot Noir, a produção de Borgonha é altamente criteriosa e entrega um dos melhores varietais do mundo.

Talvez você já saiba, mas o Pinot Noir é uma das castas mais antigas conhecidas e foi nomeada pela nobre família Pinot devido ao formato de pinha dos cachos de uva. Pinot é cultivado na Borgonha desde o século I D.C.

Ver artigo completo

PARTIU CALIFÓRNIA? DEGUSTANDO VINHOS PINOT NOIR NA REGIÃO DO VALE DE LODI
PARTIU CALIFÓRNIA? DEGUSTANDO VINHOS PINOT NOIR NA REGIÃO DO VALE DE LODI

15 agosto, 2022

A região vinícola de Lodi está produzindo alguns dos melhores vinhos da Califórnia. A área tem uma rica história de cultivo de uvas que se estende antes da proibição. Uma das famílias de vinho mais famosas da Califórnia, os Mondavi, começou a fazer vinho em Lodi. Além disso, existem fortes ligações entre Napa e Lodi, uma vez que muitos vinhos de Napa contêm uvas de LodiA seguir, vamos conferir alguns dos melhores endereços da região para se fazer um tour pelo Vale. Acompanhe!

Ver artigo completo