SUL DA FRANÇA: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS IMPORTANTES DA EUROPA

05 março, 2021

SUL DA FRANÇA: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS IMPORTANTES DA EUROPA

Créditos: Unsplash

Saiba mais detalhes sobre a região sul da França, uma das mais importantes na produção vinícola mundial.

A França é um dos países do velho mundo que possui a reputação de produzir alguns dos melhores rótulos de vinhos finos do planeta. Isso ocorre, também porque boa parte dos vinicultores franceses atravessaram séculos cultivando videiras e estudando-as de certa forma, prestando atenção às diferenças entre vinhos, lotes e terras. A França continua sendo um dos maiores produtores de vinho, com vinhos de todos os estilos e níveis de qualidade provenientes de centenas de denominações exclusivas em todo o país, mas hoje, em especial falaremos de uma das regiões mais importantes daquele país, o sul da França.

O SUL DA FRANÇA: Rodeado pelas montanhas dos Pirenéus e pelo Oceano Atlântico, o sul da França parece algo saído dos livros de histórias. Aldeias medievais pitorescas, florestas de carvalhos, praias de areia e colinas verdes ondulantes pintam as paisagens. Embora a área pastoral seja conhecida por sua agricultura, ofertas gastronômicas e igrejas históricas, também é o lar de uma vibrante cena vinícola. Existem mais de 120.000 acres de vinhedos, uma das maiores áreas de vinificação do país e 42 regiões designadas.

ALGUMAS REGIÕES DO SUL DA FRANÇA:

VALE DO RHONE: Vale do Rhone ocupa a região vinícola mais antiga da França, com quase 600 anos. Está dividida em duas regiões vitivinícolas - a parte norte produz apenas 5% da produção total de vinho, enquanto o sul é responsável por enormes 95%. O Vale do Rhone é famoso por vinhos como os tintos vibrantes de Châteauneuf-du-Pape e por lá é possível encontrar vinhedos ao longo do rio, mas também nas montanhas, em encostas íngremes e nas planícies do delta do Rhone. Para o turista do vinho, há mais de 200 km do Vale do Rhone para descobrir, incluindo um punhado de castelos medievais e a bela cidade murada de Avignon.
LANGUEDOC: Alimentados pelo sol mediterrâneo e pela riqueza de suas diferentes regiões vinícolas, os vinhos do Vale de Languedoc têm personalidade própria, sejam tintos, brancos, rosés ou espumantes. Eles fazem parte do rico patrimônio cultural e culinário da região. Suas vinhas estão espalhadas por 245.000 hectares e são um dos maiores vinhedos da França, bem como um dos mais antigo do país. De Nîmes a Aude, de Montpellier a Carcassonne, das montanhas ao mato e ao mar, as paisagens dos vinhedos passam enquanto você percorre as rotas do vinho do Vale de Languedoc.
PROVENÇA: Historicamente especializada em rosé, a região de Provença – ao sul da França - tem uma história de viticultura milenar. Suas vinhas estendem-se por paisagens em constante mudança, em torno de cidades históricas, na costa do Mediterrâneo e no interior. Dos portões de Nice à região de Camargue, a rota do vinho da Provença leva você do litoral às montanhas e vilas pitorescas no alto. Reúne 430 vinhedos e adegas cooperativas, todos comprometidos com a qualidade. Isso lhe garante uma experiência personalizada, degustações de vinhos com um especialista (às vezes é cobrada uma taxa) e visitas às caves e vinhedos (às vezes com hora marcada).

Se gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

Passeando por Bordeaux - Um dos berços dos vinhos de corte
Passeando por Bordeaux - Um dos berços dos vinhos de corte

18 outubro, 2021

Passeios personalizados, vinhos e restaurantes que você deve conhecer em Bordeaux de acordo com o seu estilo de vida.

Ver artigo completo

UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA
UM BRINDE À MISTURA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS BLENDS DA FRANÇA

05 outubro, 2021

Os blends franceses são mais comuns e saborosos do que se imagina: confira alguns destes sabores no artigo a seguir.

Ver artigo completo

Vinhos de Corte - arte dos blends
Vinhos de Corte - arte dos blends

04 outubro, 2021

Os blends de vinho oferecem mais complexidade do que os vinhos de uma única variedade. Na verdade, alguns dos melhores vinhos do mundo são feitos de uma mistura de uvas, em vez de serem produzido com apenas uma única espécie. Ao misturar variedades, os produtores de vinho podem mudar as qualidades de um vinho e torna-lo melhor ou não tão bom assim.

Ver artigo completo