SUL DA FRANÇA: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS IMPORTANTES DA EUROPA

05 março, 2021

SUL DA FRANÇA: UMA DAS REGIÕES VINÍCOLAS MAIS IMPORTANTES DA EUROPA

Créditos: Unsplash

Saiba mais detalhes sobre a região sul da França, uma das mais importantes na produção vinícola mundial.

A França é um dos países do velho mundo que possui a reputação de produzir alguns dos melhores rótulos de vinhos finos do planeta. Isso ocorre, também porque boa parte dos vinicultores franceses atravessaram séculos cultivando videiras e estudando-as de certa forma, prestando atenção às diferenças entre vinhos, lotes e terras. A França continua sendo um dos maiores produtores de vinho, com vinhos de todos os estilos e níveis de qualidade provenientes de centenas de denominações exclusivas em todo o país, mas hoje, em especial falaremos de uma das regiões mais importantes daquele país, o sul da França.

O SUL DA FRANÇA: Rodeado pelas montanhas dos Pirenéus e pelo Oceano Atlântico, o sul da França parece algo saído dos livros de histórias. Aldeias medievais pitorescas, florestas de carvalhos, praias de areia e colinas verdes ondulantes pintam as paisagens. Embora a área pastoral seja conhecida por sua agricultura, ofertas gastronômicas e igrejas históricas, também é o lar de uma vibrante cena vinícola. Existem mais de 120.000 acres de vinhedos, uma das maiores áreas de vinificação do país e 42 regiões designadas.

ALGUMAS REGIÕES DO SUL DA FRANÇA:

VALE DO RHONE: Vale do Rhone ocupa a região vinícola mais antiga da França, com quase 600 anos. Está dividida em duas regiões vitivinícolas - a parte norte produz apenas 5% da produção total de vinho, enquanto o sul é responsável por enormes 95%. O Vale do Rhone é famoso por vinhos como os tintos vibrantes de Châteauneuf-du-Pape e por lá é possível encontrar vinhedos ao longo do rio, mas também nas montanhas, em encostas íngremes e nas planícies do delta do Rhone. Para o turista do vinho, há mais de 200 km do Vale do Rhone para descobrir, incluindo um punhado de castelos medievais e a bela cidade murada de Avignon.
LANGUEDOC: Alimentados pelo sol mediterrâneo e pela riqueza de suas diferentes regiões vinícolas, os vinhos do Vale de Languedoc têm personalidade própria, sejam tintos, brancos, rosés ou espumantes. Eles fazem parte do rico patrimônio cultural e culinário da região. Suas vinhas estão espalhadas por 245.000 hectares e são um dos maiores vinhedos da França, bem como um dos mais antigo do país. De Nîmes a Aude, de Montpellier a Carcassonne, das montanhas ao mato e ao mar, as paisagens dos vinhedos passam enquanto você percorre as rotas do vinho do Vale de Languedoc.
PROVENÇA: Historicamente especializada em rosé, a região de Provença – ao sul da França - tem uma história de viticultura milenar. Suas vinhas estendem-se por paisagens em constante mudança, em torno de cidades históricas, na costa do Mediterrâneo e no interior. Dos portões de Nice à região de Camargue, a rota do vinho da Provença leva você do litoral às montanhas e vilas pitorescas no alto. Reúne 430 vinhedos e adegas cooperativas, todos comprometidos com a qualidade. Isso lhe garante uma experiência personalizada, degustações de vinhos com um especialista (às vezes é cobrada uma taxa) e visitas às caves e vinhedos (às vezes com hora marcada).

Se gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais!

 




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

CIDADES VINÍCOLAS DA CALIFÓRNIA: HEALDSBURG
CIDADES VINÍCOLAS DA CALIFÓRNIA: HEALDSBURG

05 maio, 2021

A Califórnia, além de ser um dos estados mais quentes dos Estados Unidos, é também o reduto de uma das produções vinícolas mundiais mais apreciadas do mundo. Mas muito além disso, é preciso olhar para os endereços onde estes vinhos são produzidos e, acessar alguns dos locais mais charmosos e interessantes para se tomar um bom vinho. Healdsburg é um destes pontos que precisam ser explorados, e é esta linda cidade vinícola que conheceremos a seguir, neste artigo.

Ver artigo completo

A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA
A UVA SYRAH E O SABOR DOS VINHOS DA CALIFÓRNIA

30 abril, 2021

A trajetória de uma das uvas mais famosas da Califórnia.

A Syrah é uma variedade de uva nobre que pode produzir alguns vinhos sérios e de longa duração. Escuro e encorpado, os vinhos feitos a partir da Syrah possuem aroma e sabor típicos da uva que incluem amora, cassis, pimenta do reino, bacon e fumo. Neste artigo, você confere todas as curiosidades a respeito da uva Syrah e a sua vinificação estabelecida no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Ver artigo completo

CONHEÇA OS VINHOS SUPER TOSCANOS
CONHEÇA OS VINHOS SUPER TOSCANOS

27 abril, 2021

O termo Super toscano foi cunhado no início dos anos 1980 para descrever uma mistura vermelha de uvas da Toscana. O que torna o vinho “super toscano” diferente de outros vinhos toscanos (como o Chianti) é o uso de uvas viníferas que não são nativas da Itália. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a história destes supervinhos e como funciona a sua produção em uma das regiões vinícolas mais lindas e importantes do mundo, confira.

Ver artigo completo