Vinho vai bem no verão? Conheça os melhores tipos para a época.

22 Janeiro, 2019

Vinho vai bem no verão? Conheça os melhores tipos para a época.

 Quem acha que verão e vinho não combinam, errou em cheio. Não é porque estamos na estação mais quente do ano, que não podemos tomar ótimos vinhos curtir uma piscina, uma festa com os amigos ou até mesmo dar aquela relaxada em casa, não é mesmo?

Para os apreciadores do vinho, não existe tempo ruim, o que a maioria não sabe é que para escolher a bebida ideal, que pode ir das opções mais leves com notas suaves, até os tintos e fortificados, é preciso combinar a ocasião e as opções de alimentos disponíveis. Quando conseguimos atingir esta harmonia, aí sim a ideia de que a bebida é ótima apenas para o frio, é esquecida com sucesso.

 

Pronto, agora, vamos saber quais são os tipos que combinam com a estação e como servi-los?

 

Vinhos Brancos e Espumantes:

Se os tintos dominam as épocas mais frias do ano, no calor  é hora de aproveitar  os espumantes, brancos e rosés mais ácidos, leves e refrescantes. Castas como Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling são bastante indicadas pois dão origem a vinhos com menor teor alcoólico, mais secos, jovens e menos complexos, casando muito bem com pratos típicos de verão (saladas, peixes, grelhados, etc).

Estas variedades são bem servidas entre 8 e 10 graus celsius, uma vez que temperaturas inferiores podem anestesiar a boca e diminuir a capacidade de apreciação da bebida. Com isso, os exemplares mantêm melhor o aspecto frutado obtido graças ao breve envelhecimento.

Nos casos de espumante, a leveza é ainda mais acentuada devido à gaseificação. Os vinhos brancos e os espumantes podem formar a harmonização perfeita com uma das comidas mais consumidas em todas as refeições: as saladas. Seja como aperitivo, entrada ou como principal, pedir um exemplar branco para acompanhar aquela saladinha é uma ótima escolha.

 

Vinhos Rosé:

Os Rosés, são muito populares em países como França e Portugal, e têm sua elaboração a partir da uva tinta. Exemplares muito conhecidos são produzidos na região de Provence, na França e também no sul do Brasil, como os rótulos elaborados a partir da uva Malbec na Serra Gaúcha e em Santa Catarina.

A temperatura ideal para servir esses vinhos, que vem ganhando o coração dos brasileiros, deve ser entre 10 e 12 graus celsius. Uma boa dica é manter a garrafa na geladeira por cerca de uma hora antes do consumo.

Um bom rosé pode ser uma grande companhia para pratos mais suaves, como carne de peixe, petiscos, paella, caldeirada, arroz à marinheira e até mesmo para um piquenique.

 Vinhos Tintos (Verão):

Os fãs do bom e velho vinho tinto não precisam ficar tristes, porque mesmo na estação mais quente do ano, é possível encontrar opções muito boas. É verdade que os vinhos brancos são os preferidos no verão, mas existem sim os tintos apropriados para a época.

A indicação mais básica para acertar em cheio é dar preferência aos exemplares mais jovens (prontos para o consumo de dois a quatro anos), mais frutados e, de preferência, os com menos contato com madeira. Estes são bons para o clima de verão que estamos enfrentando.

Em relação às sensações, prefira aqueles que agradem com sua cor rubi, com aromas florais e de vegetais frescos, mais ácidos e mais frescos. O teor alcoólico, o corpo e a tanicidade devem ser moderados. Quando consumidos a uma temperatura entre 13 e 15 graus celsius, não existe malefício ou perda de qualidade alguma dos rótulos tintos. Temperaturas muito abaixo dessa marca, assim como no caso dos brancos, anestesiam as papilas e fazem com que o vinho fique  sem aroma e sabor.

Talvez você já saiba, mas não custa lembrar que a essa bebida não se adiciona gelo, uma vez que essa ação altera suas características e pode prejudicar a real essência ao paladar. Os vinhos tintos de verão acompanham muito bem refeições que combinam com essa época do ano, como embutidos, presuntos, rosbife, massas e queijos pouco gordurosos.

 Viu como é possível não abrir mão da bebida, na estação mais quente do ano? Agora ficou fácil, acesse nosso site, escolha o seu e aproveite o calor curtindo um delicioso vinho, mas sempre com moderação, hein? Até a próxima.




Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.


Ver artigo completo

A história da família Trinchero na Califórnia
A história da família Trinchero na Califórnia

22 Abril, 2019

Como falar de vinhos sem mencionar a família Trinchero que faz e continua fazendo história ao longo dos anos sendo referência nos Estados Unidos? A família que é famosa na indústria dos vinhos, iniciou sua jornada nesse mercado há cerca de 70 anos atrás, quando o imigrante italiano Mario Trinchero decidiu deixar Nova York em busca de uma vida melhor para sua família e se mudou para Napa Valley.

Ver artigo completo

Barbera – A história da uva que fez história
Barbera – A história da uva que fez história

15 Abril, 2019

Ver artigo completo

Um roteiro de charme: onde se hospedar, comer e passear em Piemonte
Um roteiro de charme: onde se hospedar, comer e passear em Piemonte

10 Abril, 2019

Ver artigo completo